Logistica

O que é logística integrada?

4/12/2014 • por meuSucesso .com

Conceito parte do pressuposto de que a gestão logística precisa ser coordenada por setor que consiga ter visão macro

Nas últimas décadas, as relações entre empresas e clientes sofreram grandes transformações. E essas mudanças têm acontecido de maneira cada vez mais veloz, tendo como fio condutor a busca dos consumidores não mais apenas por qualidade e bons preços, mas também por experiências gratificantes. Para atender a essas demandas, as organizações precisam reduzir custos, tornar seus processos mais ágeis e fazer com que seus pontos de contato direto com o público sejam cada vez mais eficientes. Foi assim que surgiu a noção de Logística Integrada.

O conceito significa, como o próprio nome sugere, a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Isso é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades. Um setor específico fica responsável por planejar, implementar e controlar todos os passos, tornando, desse modo, mais simples e ágeis os ajustes, em caso de falha e a prevenção dessas.

Geralmente, a logística integrada é dividida em áreas, que podemos elencar aqui:

Administração de materiais

Essa é a que trata diretamente das operações relacionadas ao fluxo de insumos. Compreender o processo que vai da captação de matérias-primas à fábrica. A administração dessa área é responsável por negociar a aquisição, providenciar o transporte, garantir o controle de qualidade, gerir o armazenamento etc. Seus objetivos devem ser reduzir custos, estabelecer bons vínculos com fornecedores e outros parceiros e agilizar a produção.

Movimentação de materiais

É a atividade responsável por transportar insumos que garantam o abastecimento eficiente da linha de produção (sem permitir faltas, mas sem promover sobras). É sua atribuição, também, garantir o transporte dos materiais em processamento, o que inclui tanto encaixotar e armazenar quanto administrar esse trabalho de maneira que seja eficiente (do ponto de vista do tempo e do espaço).

Distribuição física

É o fim da sequência de processos. É a atividade responsável por levar os produtos aos seus pontos de distribuição ou de venda ao consumidor final, garantindo qualidade, agilidade e preço baixo.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários