Marketing

Os 5 principais pilares do marketing digital. Você sabe quais são eles?

25/09/2015 • por meuSucesso .com

Adaptar-se ao mobile é um deles e você precisa estar atento a isso

Para conquistar um cliente, é necessário encantá-lo e, para conseguir isso, podemos utilizar o marketing digital como principal aliado. A atividade consiste em um conjunto de ações utilizadas por empresas comerciais via internet e outros meios digitais, com o objetivo de garantir uma maior visibilidade e alcance de público. Nos últimos anos, o chamado "MD" tem se desdobrado para chegar até consumidores de forma mais rápida, relevante e eficiente. 

Por essas e outras, o marketing digital vem crescendo vertiginosamente, pois é cada vez maior o número de pessoas conectadas à internet, bem como o tempo de atividade online e o uso cada vez maior de serviços e produtos via web. Se você tem uma empresa e está fora da grande rede, pode acreditar: é uma "economia" que está lhe custando caro. 

Mas não basta estar presente nos espaços virtuais, é preciso saber trabalhar sua presença. Ações mal pensadas e estratégias ruins, na melhor das hipóteses, farão você jogar tempo e dinheiro no lixo. Na pior das possibilidades, podem jogar sua própria empresa. 

Abaixo, você confere cinco pilares fundamentais do marketing digital e dicas para utilizar cada um deles em seu negócio:

1 - Produza bom conteúdo

Produzir na atual era da internet não significa só elaborar um site e postar informações da sua empresa nele. Quantidade até importa. Mas a prioridade mesmo é a qualidade do que você produz. De nada vai adiantar ter 1 milhão de postagens se todas elas forem de péssima qualidade e não gerarem alcance nem engajamento.

Portanto, produza bem! Um post bem elaborado pode gerar mais likes, comentários, compartilhamentos e visualizações do que toda uma semana de postagens mal feitas.

2 - Seja social

Do mesmo modo que colocar sua empresa na web não significa só criar um site e preenchê-lo com informações institucionais, atender seu público não se resume só a receber e-mails e respondê-los com mensagens automáticas. A interação deve ser regra e sempre ir além. Responda aos comentários deixados no Facebook, menções e mensagens diretas no Twitter e Instagram e em todos os outros espaços em que seu negócio estiver presente.

3 - Domine as ferramentas 

Você já ouviu falar no SEMRush? E no Survey Monkey? Caso a resposta seja não, saiba que você pode estar perdendo algumas das várias ferramentas utilizadas diariamente para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro em postagens e vendas de produtos online.

O Semrush, por exemplo, é uma ferramenta utilizada para monitorar o desempenho de palavras-chaves orgânicas da internet. Portanto, caso você queira realizar pesquisas de campanha ou obter melhores resultados, o serviço é uma ferramenta essencial.

4 - Adapte-se ao mobile

Em 2014, os dispositivos móveis — smartphones, tablets, relógios inteligentes e afins — tornaram-se os principais meios utilizados para acessar internet no mundo. Os computadores, antigos líderes absolutos de acesso, perderam espaço. É mais provável que o seu cliente — ou possível cliente — confira uma postagem através do celular do que no computador. Afinal de contas, todos estão em movimento e poucos ainda param para analisar conteúdos sentando em frente ao computador. Portanto, adapte-se ao mobile! 

Segundo estimativa da revista Forbes, 87% das vendas online serão feitas através de smartphones e tablets em 2017. Ou seja, a maioria absoluta dos usuários acompanhará o mobile e, se você não fizer o mesmo, vai ficar para trás. Além disso, sites como o Google.com — maior buscador da internet e um dos grandes responsáveis pelo ranqueamento de páginas — estão promovendo mais os websites adaptados ao meio mobile, fazendo com que os sites não adequados aos veículos digitais percam a visibilidade.

5 - Cuide de sua reputação

Uma boa reputação leva anos para ser construída, mas pode ser perdida em alguns segundos. Por isso, cuide bem dela. Faça bom proveito de feedbacks e tenha muito cuidado ao administrar campanhas de marketing com cunho sarcástico ou que tenham duplo sentido, pois elas podem ser interpretadas de forma errada e causar uma polêmica negativa. 

E essencial ter um feedback preciso e que gere retorno não só para a empresa, mas que também possa ser utilizado como um meio de divulgação positiva dela. Para isso, cuidado com as postagens em redes sociais, no retorno do atendimento e — principalmente  — na qualidade do serviço ou produto oferecido.

Agora que falamos dos 5 pilares do Marketing Digital, queremos saber qual desses pilares tem uma atenção maior na sua empresa. O quanto as técnicas de marketing digital são importantes para o seu negócio?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários