Mais uma vez, Édio Alberti responde dúvidas dos assinantes



Independente do segmento, a área de vendas é o pilar fundamental de qualquer empresa. Justamente por isso, ela desperta inúmeras dúvidas e preocupações na mente dos empreendedores. Compreender bem os processos, dominar as estratégias e cumprir com eficiência as tarefas desse setor é fundamental para a sustentação e o crescimento de todo negócio.

No Ask desta semana, Édio Alberti, diretor comercial do meuSucesso.com, responde mais uma vez dúvidas dos assinantes sobre o assunto. Separamos algumas lições que podem ser extraídas das respostas dele sobre vendas:

1 – Como não se tornar refém da outra parte na venda

Ao responder a pergunta do assinante Michael, de Londrina, Édio tratou da importância de abrir novos canais de vendas, novos pontos de comunicação direta com os clientes. Mas também falou sobre como seguir esse caminho sem sair prejudicado, especialmente quando se é iniciante.

Durante as negociações, o vendedor pode se sentir coagido a ceder demais. Édio explica como contornar esse tipo de situação e aconselha os empreendedores a avaliar o comportamento da outra parte. Perceber quais concessões estão dentro das práticas de mercado e quais demonstram um menosprezo pelo seu trabalho. Caso exista esse segundo fator, Édio afirma que o melhor a fazer é procurar outros clientes. Mantenha seu valor.

2 –  Criação de script de vendas

Scripts de vendas são importantes para o treinamento de vendedores em início de carreira. Quando tratamos de profissionais experientes, Édio acredita que essas pessoas já sabem exatamente como conduzir uma negociação e até seja possível que eles atuem de maneira mais independente. Mas “quando falamos dos mais jovens, você tem que dar um roteiro para eles, não podemos superestimar os vendedores”, afirma o diretor comercial.

3 – Dificuldade em conversão de clientes

Se você tem um produto bom, como a Franciele, que enviou pergunta ao MeuSucesso.com, mas está tendo dificuldades para atingir o público por meio do marketing em outdoors e na internet, a solução proposta por Édio é intensificar o plano de parcerias, promover palestras e permitir que as pessoas experimentem o produto. Mas o principal conselho aqui é: invista em criatividade nos seus canais.

Veja a íntegra desse Ask: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/ask-20/?aula=182

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.