Liderar pelo exemplo significa que você estará presente em momentos tensos e será também o exemplo de como lidar com a situação


Arri Coser, fundador da rede de restaurantes Fogo de Chão, precisou de muito tato, disposição e habilidade com pessoas para comandar e gerir uma das maiores churrascarias do Brasil. Para uma tarefa como essa, o empresário revela em seu Estudo de Caso a estratégia que utilizou: a liderança pelo exemplo.

Veja abaixo quais são os princípios que compõem essa maneira de liderar:

Seja o exemplo

“Você dar o exemplo do que está fazendo vale mais do que conversar o dia inteiro”, comenta Arri. Palavras são importantes, mas atitudes reforçam o que é dito. Se um líder diz uma coisa e faz outra isso pode gerar contrariedade nas ações e, inclusive, propiciar um sentimento de desvalorização. Portanto, lembre-se: você é o que faz e não o que fala.

Liderar pelo exemplo significa que você estará presente em momentos tensos e será também o exemplo de como lidar com a situação. Arri Coser explica a importância dele saber executar e conhecer também como são feitos os preparos da carne. Ele como dono de restaurante também acredita que é preciso saber ser “mão na massa” e acompanhar o trabalho feito, entender do corte e do ponto da carne que são servidos e não apenas do restaurante e do planejamento do negócio.

Entenda do todo

É importante conhecer um pouco de cada área, estar próximo de tudo o que acontece. O empreendedor deve entender um pouco do administrativo, mas não pode deixar de saber como funciona também a parte de vendas ou de atendimento.

Além desse conhecimento embasar as ações do líder, ajudam a demonstrar que o gestor está tomando determinada decisão específica justamente por conhecer as necessidades daquela área em si, e não apenas está agindo por intuição.

Transparência

Como líder, você deve ser transparente! Arri comenta que sempre envolvia o time e explicava para todos quais seriam os próximos passos que daria e o que planejava para o negócio. Esse tipo de atitude ajuda a engajar a todos da empresa. Não é possível muitas vezes agradar a todos e é preciso ser transparente com alguém quando essa pessoa não está atingindo as metas. Uma conversa, conselho e olho no olho podem ajudar a entender a situação da baixa performance e ajudar a empenhar esse profissional na missão do negócio.

Ser exemplo não é centralizar

Cuidado! Dar o exemplo não significa centralizar funções em você. Querer fazer o trabalho do outro é o maior erro que os empreendedores iniciantes cometem. Você deve mostrar que é uma referência, mas quando seu funcionário tiver um problema você deve dar conselhos e talvez indicar o caminho a ser seguido. Mas tomar as rédeas e fazer por ele o que era para ser feito é um erro grave e que gera dependência na equipe.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.