Conheça a história de Delfino Golfeto e aprenda com ele o que fazer para ter uma rede de franquias de sucesso


Em 1990, aos 38 anos, Delfino Golfeto resolveu colocar em prática um sonho de infância: abrir seu próprio restaurante. Insatisfeito com os estabelecimentos que serviam porções pequenas ou de péssima qualidade, e cansado de preços abusivos e do mau atendimento nos lugares que frequentava, Delfino resolveu que seria na sua amada cidade Tupã, no interior de São Paulo, que ele abriria o seu negócio.

Com um balcão na garagem de sua casa, Delfino abriu a Cachaçaria Água Doce e, sem saber, garantiu o lugar que hoje ocupa no Hall da Fama da Associação Brasileira de Franchising como um dos maiores protagonistas de franchising do país. O sucesso de seu empreendimento foi o resultado de decisões acertadas: investir na qualidade, no bom atendimento e, principalmente, no sabor caseiro da comida.

Quando inaugurou o negócio, Delfino encontrou em sua esposa, Silvia Maria, a grande chef de cozinha do restaurante. Servindo cachaças e quitutes para a degustação, o casal logo conquistou a clientela da cidade oferecendo pratos deliciosos e com o gostinho caseiro que as mãos de dona Silvia preparavam. A comida e o atendimento carismático trouxeram filas diárias em frente ao estabelecimento, que cresceu e ganhou o quintal da casa. Simples, caseiro, aconchegante.

Foi essa simplicidade que se tornou o principal diferencial da Água Doce: mesmo crescendo e ganhando franquias, a rede não deixou de lado o gostinho caseiro de "comida de vó", de comida tipicamente caseira e de atendimento simpático e acolhedor. É um padrão que o fundador, Delfino, faz questão de manter: não importa se em Tupã ou na versão ainda em implementação de Água Doce Express, com refeições rápidas: pratos saborosos e referência de qualidade onde o cliente estiver.

Como franquear um sabor?

Um dos grandes desafios do negócio é manter o padrão em todas as franquias da região, justamente por ser um restaurante peculiar em que o ingrediente especial é a “comida do interior” à moda antiga. Todo novo franqueado deve ir a Tupã, acompanhar cada etapa, da cozinha ao atendimento e de tempos em tempos há uma espécie de controle feito por especialistas e nutricionistas para verificar se o padrão está sendo seguido.

Hoje, a rede se prepara para lançar um projeto visando os shoppings e expandindo ainda mais o negócio. Atualmente a empresa completou mais de 10 anos com o selo de excelência da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e ganhou o prêmio de Franquia 5 Estrelas da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócio.

“Eu fiz questão de mostrar que quando você acredita num projeto, num trabalho, no teu sonho, o negócio não quebra. O negócio tem que ser dessa forma. Têm empreendedores que na primeira curva, na primeira escorregada, eles desanimam. Aí não é empreendedor e nem empresário. O segredo de empreender é ser persistente”, comenta o empreendedor.

Curiosidade e lições que podemos tirar com a história de Delfino e da Água Doce

  • Criou um negócio que quebrou padrões fora do eixo Rio-São Paulo, inclusive da própria cidade de Tupã.
  • Delfino tem uma paixão muito grande por Tupã e pelo estilo de vida das cidades do interior. Toda a simplicidade típica desse estilo de vida se tornou a essência do negócio.
  • Realizou o sonho de criança de colecionar carros antigos e aprender a pilotar avião depois dos 50 anos, mesmo sendo chamado de louco.
  • É membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
  • Em 2004 foi inaugurado o Museu da Cachaça a partir da coleção particular de garrafas de cachaça de Delfino Golfeto, na casa onde foi criado o negócio, em Tupã.

Conheça mais sobre a trajetória do empreendedor e participe da pré-estreia de nosso Estudo de Caso, em que contamos em detalhes pontos importantes sobre o negócio – desde o processo de franqueamento até a reestruturação do negócio, com o fechamento de algumas unidades. Abixo, compartilhamos todas as informações sobre o evento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Pré-estreia do Estudo de Caso de Delfino Golfeto, da Água Doce Cachaçaria – garanta a sua vaga.

Local: Sala Cinépolis, Shopping JK Iguatemi, São Paulo, SP

Data e horário: 07/08· 20h30

Preço para Assinante: R$ 69,90

Preço para não-assinante: R$ 99,90

O que são as pré-estreias dos Estudos de Caso? O meuSucesso.com, em parceria com a rede de cinemas Cinépolis, realiza pré-estreias de produções cinematográficas com toda a qualidade das telas IMAX. Você vivencia a trajetória de grandes empreendedores nacionais com todo o conforto que o cinema pode proporcionar.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.