Alair foi pioneiro em vários segmentos


Alair Martins saiu da roça, expandiu suas fronteiras e encurtou as distâncias do Brasil, criando a maior empresa da América Latina

Atacado e varejo são as duas modalidades que regem o mundo do comércio desde sempre. Enquanto a primeira é voltada para aqueles que desejam investir em grandes quantidades de um determinado item, o varejo lida com menores quantidades e o cliente final. Os dois modelos trabalham em sintonia para manter a indústria e comércio aquecidos.

Nesta dinâmica, um empreendedor se sobressaiu e se tornou exemplo para aqueles que desejam entrar no meio: Alair Martins, fundador da Martins Comércio e Serviços de Distribuição.

Da bicicleta aos caminhões

Alair nasceu na zona rural, em Minas Gerais. Sua trajetória começa a partir do inconformismo em fazer os trabalhos braçais e a vontade de ingressar no comércio e vendas. 

 Em 1953, ele convenceu seu pai a abrir um armazém aos seus cuidados. Seu trabalho era vender para as pessoas e as entregas eram feitas em bicicletas. Após alguns anos no ramo, Alair percebeu que seu trabalho como atacadista se destacava e decidiu investir no segmento.

Passou a comprar e revender produtos para o varejo em todo o Brasil. O negócio cresceu e foi preciso trocar bicicletas por caminhões. A velha caderneta virou cartão de crédito e a gestão centralizadora também mudou.

Alair foi pioneiro em tecnologia, sistemas de logística e também na criação de um sistema de participação dos lucros com os funcionários. Para crescer mais, ele criou escolas que ensinam o varejo para seus clientes e mesmo concorrentes. 

Segundo Alair, um bom atacadista deve ter em mente a formação de boas equipes e o sucesso de todos.

Para lá da porteira

Toda essa história será destrinchada, analisada e contada no dia 11/04, sala IMAX do Shopping JK, em São Paulo, às 20:30. A Pré-estreia do Estudo de Caso de Alair Martins vai contar desde o início da trajetória do empreendedor, quando ele ainda sonhava em comprar a bicicleta, até a formação e consolidação do Grupo Martins.

Além disso, o case também começa a ser exibido para a nossa base de alunos no mesmo dia da pré-estreia. O tema que nossa equipe de produção e conteúdo escolheu para essa história e que se evidencia ao longo de todo o case é “Para lá da porteira” com o objetivo de passar aos nossos assinantes a mensagem de que é possível ir além da “nossa porteira” mental, superar barreiras, e ganhar proporções gigantescas, como é o caso do Grupo Martins que encurtou as distâncias do Brasil e distribui por meio do atacado distribuidor diversas mercadorias em todo o país.

O Estudo de Caso é dividido em seis episódios, cada um com cerca de 40 minutos a uma hora de duração, em que o aluno vê logo no início um rápido documentário, que traz diversas entrevistas com profissionais, familiares e amigos que acompanham a trajetória de Gustavo e, em seguida, confere um bate-papo robusto com Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com. No total são 6 semanas (um episódio por semana) repletas de conteúdo – além dos outros programas que lançamos – que compõe cerca de 10 horas de estudos.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.