Série de podcasts lançada pela CBN, em parceria com o meuSucesso.com, traz trechos dos Estudos de Caso comentados por especialistas de mercado


Nesta semana, a CBN lançou a série documental de podcasts “O Negócio é Sério”, que se baseia nas histórias de empreendedores brasileiros para fornecer aos ouvintes uma perspectiva realista sobre o que de fato significa empreender. Os materiais utilizados são retirados dos Estudos de Caso do meuSucesso.com e de entrevistas com especialistas em negócios.

Na série, você mergulha nos aspectos comportamentais do empreendedorismo, buscando identificar nas histórias analisadas, as atitudes a serem evitadas na construção e condução de um novo negócio. Os episódios são lançados toda terça-feira e são no total 7, que remetem aos sete pecados capitais e relacionam os erros dos empreendedores com a gula, avareza, vaidade entre tantos outros defeitos.

Escute o primeiro episódio

#1 Robison Shiba – Gula

No primeiro episódio, que foi lançado nesta semana, você confere o primeiro episódio intitulado de “Gula: Robinson Shiba, China in Box”, que conta mais sobre a estratégia do delivery de comida oriental na caixinha que rapidamente caiu no gosto do brasileiro e o China in Box cresceu exponencialmente, conquistando o mercado nacional.

Quando Robson Shiba decidiu internacionalizar seu negócio, descobriu que sucesso em um país não significa sucesso em outro e precisou ajustar o foco para que o China in Box continuasse um case de sucesso. Adriana Auriemo, sócia-diretora da Nutty Bavarian no Brasil, e Marcelo Cherto, especialista em franchising e consultor, conversaram com Roberto Nonato sobre os perigos da gula no empreendedorismo.

Conheça mais do que te espera

Abaixo, colocamos a sinopse dos próximos episódios desta série repleta de ensinamentos e aprendizados!

#2 Gustavo Caetano – Preguiça

Lançamento: 16/10

O jovem empreendedor Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, ao perceber que a competitividade do seu negócio no mercado de games estava ameaçada pela entrada de grandes empresas de telefonia, decidiu fazer uma importante mudança de posicionamento em seu negócio. Porém, sua decisão não levou em conta elementos fundamentais do mercado, que podiam inviabilizar sua proposta de valor. Ele precisou estudar profundamente o mercado para encontrar uma solução que garantisse a sobrevivência de sua empresa. Neste episódio, Roberto Nonato recebeu a empreendedora Sandra Gomes, fundadora da loja online 33/34 e Pedro Waengertner, co-fundador da aceleradora de startups ACE, para discutir sobre os riscos da preguiça na vida dos empreendedores.

#3 – Geraldo Rufino – Luxúria

Lançamento: 23/10

A alegria e perseverança do empreendedor Geraldo Rufino o ajudaram a superar uma vida de muitas privações e dificuldades. Porém, deslumbrado com sua nova realidade, Geraldo entra em um negócio com uma empresa americana, que abandona a sociedade após os ataques do 11 de setembro, o deixando à beira da falência. Geraldo precisou repensar suas prioridades e os limites para o seu padrão de vida para não perder tudo o que conquistou. Neste episódio, Roberto Nonato recebeu João Kepler, co-fundador do Fundo Bolsa Nova e Carlos Miranda, outro importante investidor brasileiro ex-CEO da BR Oportunities, para discutir os riscos da luxúria na vida de um empreendedor.

#4 Alexandre Costa – Inveja

Lançamento: 30/10

Desde a concepção do seu negócio, Alexandre Costa esteve focado em seus clientes. O modelo centrado no cliente da Cacau Show permitiu ao empreendedor a construção de um oceano azul para a empresa. Sua história demonstra os benefícios existentes em não ter inveja da concorrência e em ter seu foco ajustado para o que mais importa, os consumidores. Neste episódio Roberto Nonato recebe Sandro Magaldi, co-fundador do meuSucesso.com e autor do livro Gestão do Amanhã, e Flávio Cordeiro, especialista em gestão e estratégia, para discutir os efeitos nocivos da inveja na trajetória de um empreendedor.

#5 Alair Martins – Avareza

Lançamento: 06/11

Desde que abriu sua empresa aos 19 anos, em 1953, o empreendedor Alair Martins fez a gestão do seu negócio sozinho. Porém, quase 20 anos depois, esse modelo altamente centralizador começou a demonstrar-se ineficaz e Alair percebeu que poderia estar atrapalhando o crescimento do seu negócio. Ele precisou aprender a delegar responsabilidades e a confiar em seus colaboradores, para que seu negócio atingísse a escala que ele sonhava. Neste episódio Roberto Nonato recebeu o humorista e professor de criatividade Murilo Gun e Thiago Oliveira, fundador da IS Logística para discutir quais podem ser os efeitos da avareza na trajetória de um empreendedor.

 #6 Carla Sarni – Ira

Lançamento: 13/11

Disposição, energia e determinação são os mantras da trajetória de Carla Sarni na construção da rede Sorridents, empresa que ela fundou tendo de enfrentar muitas dificuldades. Mas seu perfil de liderança enérgico, que reflete uma história marcada por muita determinação,  ameaçou um relacionamento construtivo com seus funcionários e ela precisou administrar sua ira para gerir de forma mais eficiente a empresa. Neste episódio, Roberto Nonato recebeu Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e Tathiana Cappellano, especialista em Semiótica Psicanalítica, para discutir os riscos da ira para os empreendedores.

#7 Flávio Augusto da Silva – Vaidade

Lançamento: 20/11

Aos 27 anos, Flávio Augusto da Silva já era um empreendedor de sucesso. Sua empresa, a Wise Up, já estava consolidada e ele sentiu a necessidade de desenvolver uma estratégia diferente para a gestão do departamento comercial do negócio. Mas, quando sua nova estratégia se mostrou um fracasso, não trazendo os resultados esperados, Flávio precisou enfrentar as consequências de sua decisão e repensar o seu papel na organização para superar esse momento de dificuldade. Para discutir sobre os perigos da vaidade, Roberto Nonato recebeu a empreendedora Paola Tucunduva e o investidor Marco Poli.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.