Com a história de vida de Delfino é possível tirar muios insights e aprendizados sobre mindset e resiliência


Todo empreendedor tem características marcantes que fazem parte da essência do negócio e acompanham toda a jornada e crescimento da empresa formando assim a cultura e o propósito da companhia. Quando analisamos uma história e vamos a fundo em todos os pontos marcantes dessa trajetória fica fácil perceber as características principais do empreendimento.

No primeiro episódio do Estudo de Caso de Delfino Golfeto vamos a fundo conhecer a origem do empreendedor e como todo o sonho do negócio próprio se originou até dar forma a Água Doce Cachaçaria, rede de restaurantes que fatura R$ 140 milhões por ano. Ainda criança Delfino se mudou para Tupã e saiu da roça, trabalhou desde cedo em conjunto com os irmãos para ajudar a família nas despesas da casa.

Quando jovem, formou-se em Agronomia e se tornou especialista em álcool e açúcar. Conheceu diversas usinas e destilarias durante os mais de 15 anos de experiência de trabalho e aos 38 anos, já com uma vida estabilizada, salário alto e bem de vinda, resolveu arriscar e começar um negócio despretensioso no balcão de casa e ver se havia demanda por um empreendimento que trazia a cachaça e coquetéis da bebida acompanhados de aperitivos. Meses depois a ideia demonstrava o seu potencial e decolava, ganhou o boca a boca entre os moradores da cidade de Tupã e ficou famosa na região.

Confira abaixo o trauler do Estudo de Caso do empreendedor:

Lições e aprendizados com a mentalidade e história de vida de Delfino

  • Convicção no caminho a ser percorrido

Logo no começo da trajetória do empreendedor percebemos como Delfino acreditava e era convicto em suas escolhas. Quando decidiu ser técnico em agronomia, seu pai foi contra a decisão e acreditava que o ideal era que Delfino continuasse ajudando nos afazeres da casa, trabalhando com a roça e o comércio, sem a necessidade de seguir adiante nos estudos.

Mas, por outro lado, Delfino via uma oportunidade interessante em se tornar especialista em álcool e cana de açúcar em uma região repleta de usinas, fazendas e, nessa época, a cana de açúcar estava em alta, devido ao uso como matéria prima da fabricação do álcool como combustível, e era evidente que havia uma oportunidade de crescimento para quem entendesse do assunto.

Outro ponto importante que devemos olhar é a forma como o empreendedor ouviu que estava “perdendo o juízo”. Uma delas foi quando ele largou o emprego, que trazia uma vida estável, e começou a empreender. Mesmo com uma situação financeira estabelecida e com respaldo para arriscar, ele foi taxado de “louco” por largar um emprego que trazia tanta estabilidade.

  • Padrão de qualidade definido

Delfino conta que sempre gostou de sair para comer, era uma realização. Quando começou a ganhar dinheiro e ter uma condição financeira melhor reservava um tempo para sair para comer e conhecer novos restaurantes. Ele percebeu que muitos estabelecimentos perdiam a qualidade do atendimento ou do prato com o passar do tempo e isso o incomodava e ele, inclusive, comparava a situação com o que via nas usinas. Nesses locais havia um padrão estabelecido nos processos visando exatamente a manutenção da qualidade. Delfino queria criar um negócio que tivesse essa característica e, principalmente, fosse sinônimo de fartura: você come bem e paga um preço justo.

  • O interior é um reflexo da Água Doce Cachaçaria

Algo bem evidente na história do empreendedor é como ele uniu as suas paixões em um negócio. Fez da cachaça o insumo da marca e aliou a isso a boa comida da mulher Silvia, que preparava os pratos. Fica clara a intenção de transformar essas características pontos essenciais do negócio que nortearam o crescimento e fizeram disso a essência da empresa.

  • O valor do trabalho

Durante o bate-papo de Delfino com a nossa equipe, ele revela a importância do trabalho e o quanto esse valor foi passado pelo seu pai, que sempre valorizou o esforço e a dedicação diante do trabalho. Trabalhar muitas vezes tem uma conotação negativa, mas para Delfino é exatamente o oposto e apenas por meio do trabalho e da dedicação é que iremos prosperar e crescer.

2>Insights e frases marcantes de Delfino Golfeto

  • “Quando você acredita em você, num projeto, num trabalho, no teu sonho, o negócio não quebra”.
  • “Tem empreendedores que na primeira curva, na primeira escorregada, eles desanimam. Aí não é empreendedor”.
  • “Meu pai me falou três vezes que eu estava perdendo o juízo. Nas três ele errou”.
  • “Dose forte de trabalho, só isso traz resultado”.
  • “O varejo é todo dia, você tem que estar disponível sempre”.
  • “Sonho é uma vitamina para a máquina humana porque você luta para chegar num objetivo”.
  • “Eu confio nesse negócio e sei que vamos trazer um propósito diferente”.
  • “Quando você confia no seu trabalho, no seu negócio, você não tem concorrente, não tem inimigo”.
  • “Realizar um sonho e conquistar um objetivo não é de um dia pro outro”.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.