Sob o comando de Ana Amélia Filizola, o jornal paranaense Gazeta do Povo precisou se reinventar e cruzar a fronteira digital.



Explorar a incerteza que o empreendedor sofre diante da instabilidade causada pela nova economia. Esse é o objetivo do novo estudo de caso do meuSucesso.com, que mostra os desafios enfrentados por uma mulher guiada por suas convicções e ensina você como pivotar o seu negócio, reinventar a sua atividade para atender as necessidades do mercado.

Perto de completar 100 anos de fundação, a Gazeta do Povo – veículo paranaense de grande representatividade no estado, com milhões de leitores – começava a experimentar a crise pela qual a maioria dos veículos impressos passaria. O jornal se viu diante da necessidade de repensar o modelo de negócio, para acompanhar os novos hábitos de consumo que surgiram com as novidades tecnológicas.

A protagonista dessa movimentação estratégica é Ana Amélia Filizola, Diretora da Unidade de Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação, do qual a Gazeta do Povo faz parte. Em 2009, após a morte do pai, ela passou a comandar a publicação e, já no ano seguinte, deu início ao projeto de digitalização da Gazeta, abrindo espaço para publicidade e venda de assinaturas online.

Esse processo envolveu toda a equipe de diretores, incluindo seu irmão Guilherme Cunha Pereira – que hoje é presidente do grupo GRPCOM e foi peça-chave durante a transição. A decisão de pivotar, de fato, o negócio foi anunciada em 2017, quando a empresa deixou de vender jornais impressos diários, levando toda a operação para o meio digital.

Os seis episódios desse estudo de caso já estão disponíveis na plataforma, além de um talk show com a protagonista. E, na aula “Nova Economia: prepare a sua empresa”, o advisor da transição da Gazeta do Povo, Anderson Godzikowski, que tem 17 anos de experiência no assunto, compartilha, exclusivamente com os alunos do meuSucesso, os oito elementos-chave que fizeram com o que o processo fosse bem-sucedido.