Em datas comemorativas de grande apelo comercial, é preciso desenvolver estratégias de marketing que otimizem o lucro e gerem valor para sua empresa.


Utilizar as datas comemorativas a favor dos negócios é algo que a maioria das empresas fazem. Tanto no comércio físico quanto no online, os negócios usufruem dos benefícios de datas específicas para se destacar no mercado e, por isso, é importante entender como cada uma se difere e quais ações de marketing geram melhores resultados.

Antes de colocar em prática uma estratégia de marketing, analise quais datas são importantes e táticas para o seu negócio. Se você realizar uma campanha num momento que não tem ligação com seu produto ou serviço, pode ser que você esteja apenas desperdiçando tempo e dinheiro. Por isso, considere seu público e sua marca para escolher as datas certas a fim de aumentar seus lucros e sua fatia no mercado.

Ao identificar as melhores datas para seu negócio, planeje sua estratégia de marketing com antecedência para evitar problemas financeiros e temporais durante o processo. Além disso, é muito comum que em datas comemorativas haja um aumento de pedidos, por isso preparar e organizar a equipe para o aumento de demandas é crucial nesse momento.

Então, como pensar as ações de marketing a fim de maximizar os lucros em datas comemorativas? É o que vamos te responder neste artigo, trazendo as principais datas e como você pode usufruir dessa oportunidade.

Páscoa

A terceira data mais importante para o varejo brasileiro é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia, que ocorre depois dos dias 20 e 21 de março. Ou seja, é uma data comemorativa que varia a cada ano, sendo importante se atentar a isso.

A Páscoa geralmente é um feriado prolongado, por isso existe um aumento de viagens nesse período. Além disso, Páscoa é sinônimo de chocolate, de estar em família e, para as crianças, da figura do coelho.

Pensando nisso, dependendo do seu produto ou serviço você pode segmentar anúncios para onde o seu público planeja viajar, criar ações que envolvam o doce feito de cacau ou focar em quem tem filhos, visto que é provável que os pais presenteiem suas crianças nessa época. 

Um ótimo exemplo de sucesso é o caso da Cacau Show, que apostou no e-commerce com várias ofertas e promoções a fim de driblar a crise da Páscoa de 2020.

Natal

Com a chegada do fim de ano, o Natal é a data comemorativa mais esperada do varejo. Principal data do comércio, o Natal deve movimentar mais de R$37 bilhões em vendas, segundo uma estimativa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O feriado ocorre durante as férias da maioria das pessoas e, assim como na Páscoa, Natal é tempo de família, é o período de compartilhar e refletir os momentos do ano, visto que é muito próximo da virada do ano. Também é uma época em que ocorrem comemorações como amigo secreto – seja na família ou no ambiente de trabalho.

O foco do Natal é trocar presentes com as pessoas mais especiais, família, amigos e companheiros amorosos. Por isso, aposte em campanhas natalinas que enfatizem sentimentos de compaixão e amor – enviar mensagens personalizadas desejando boas festas e informando os horários de recesso e funcionamento através de e-mails, cartas ou aplicativos de mensagem é uma boa opção. 

Além disso, pacotes de desconto, embalagens que remetem ao tema e, principalmente em lojas físicas, decorar o local com enfeites são pequenas ações que chamam a atenção do público. 

De forma geral, o Natal é um grande momento para as empresas atraírem clientes, otimizarem suas vendas, fortalecerem a imagem da marca e, assim, terminarem o ano no verde. É uma das datas comemorativas que podem melhorar seus resultados com vendas online

Black Friday

A Black Friday é a data que inaugura a temporada de compras natalinas e, por isso, os descontos são o foco das ações de vendas e marketing. Nessa época, o público pesquisa os preços em lugares onde já são consumidores e também onde nunca realizaram uma compra. 

Segundo uma pesquisa da Le Fil, 59% das pessoas estão dispostas a comprar em lojas das quais não são clientes. Ou seja, geralmente, comércios que disponibilizam de maiores descontos saem na frente. Ao diminuir o preço dos seus produtos ou serviços, fique atento à sua margem de lucro durante a Black Friday.

Além de descontos, outros atrativos como frete grátis, desconto adicional na compra de mais um item e cashback também chamam a atenção dos clientes e são outras ações para você apostar na Black Friday.

Dia das Mães

A fim de homenagear a figura materna da família, mais da metade dos brasileiros pretendem comprar um presente para suas mães, companheiras e/ou sogras. Preço, qualidade dos produtos, promoção e descontos são os três principais pontos com os quais o público se preocupa nessa data.

Como é comum deixar a compra dos presentes para a última hora, lembre seus consumidores quando a data estiver chegando. No ambiente online é preciso avisar mais cedo do que no ambiente físico, visto que o prazo de entrega no e-commerce se diferencia na loja física. Vale ressaltar que o Dia das Mães varia de acordo com o país. Se a sua empresa tem abrangência internacional, não se esqueça desse detalhe. Enquanto no Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de maio, em Portugal a data acontece no primeiro domingo do referido mês, por exemplo.

Além disso, o Dia das Mães é uma data muito emocionante, tanto para as próprias mães como para seus filhos ou companheiros, então, aposte em campanhas que toquem nesse ponto. Faça, também, com que o seu público se sinta incluído nas ações de marketing. Às vezes, tias e avós fazem o papel materno para diversas pessoas. 

Dias das Crianças

Embora o dia seja das crianças, é importante destacar que são os pais ou os responsáveis que têm o poder de decisão e compra. Por isso, aposte em campanhas que foquem tanto nos baixinhos quanto nos adultos, incluindo a família no enredo das ações. E fique ligado nas leis que regem a publicidade infantil.

Nas campanhas, trabalhe outros conceitos além do presente, como qualidade de vida, educação, a essência de brincar e o desenvolvimento infantil. Seja criativo e entre no mundo da imaginação da criança a fim de criar anúncios inovadores e especiais. Outra dica é levar em consideração qual faixa etária você quer atingir e adequar sua linguagem a ela. 

Feriados

Existem diversas datas comemorativas que você pode explorar, como o Dia dos Pais, o Dia dos Namorados, o Dia do Cliente e a Cyber Monday. Os feriados também são datas comemorativas em que alguma ocasião é celebrada e eles variam em nível federal, estadual, distrital e municipal.

Alguns feriados nacionais importantes são o Carnaval, o Dia do Trabalho e a Independência do Brasil. Outros, como o aniversário da cidade da sua empresa ou as festas juninas e julinas, são datas que você pode aproveitar. Como dito anteriormente, tudo depende de identificar quais são as datas certas para o seu negócio através dos seus produtos ou serviços e do seu público. 

Um grande exemplo de sucesso que chama a atenção do público por suas ações de marketing na Páscoa e no Natal é a Kopenhagen. Renata Vichi, CEO do Grupo CRM (detentor das marcas Kopenhagen e Cacau Brasil), busca estar sempre em consonância aos eventos e às datas especiais para se destacar no mercado. No Estudo de Caso de Renata Vichi, “Incansáveis”, você aprende como desenvolver seu potencial de liderança e realizar um planejamento estratégico. Na plataforma do meuSucesso, você aproveita esse Estudo de Caso e muitos outros por 7 dias grátis e sai com o conhecimento necessário para decolar seus negócios.