Se você tem uma marca, tem um compromisso com seu cliente que precisa ser levado a sério e, para isso, você precisa ter um branding bem definido, pois é o que vai mostrar ao seu público de forma simplificada o que seu produto ou serviço oferece, fazendo-o entender e acreditar que terá sua necessidade atendida.
Imagine a seguinte situação: você está feliz, em um dia quente; caminhou muito e, devido ao calor, sente sede. De repente, avista de longe uma geladeira vertical, vermelha, com uma porta de vidro. Chegando mais perto, vê lá dentro latinhas e garrafinhas, todas estupidamente geladas de uma bebida gaseificada. Você pega uma dessas latas vermelhas, a abre e bebe.
No mundo inteiro, quase toda pessoa adulta já sentiu essa sensação refrescante. Sabe de qual marca estamos falando? Não é preciso ser um exímio conhecedor de branding (e nem mesmo de refris!) para saber a marca que lhe conduzimos a pensar.
Continue sua leitura e entenda como o fortalecimento da sua marca pode te ajudar a ter maiores resultados.
O que é branding?
Tentemos outra forma: entre no Google e digite “banco digital”. Acredite, você NÃO VAI encontrar a definição da expressão, mas, sim, uma vasta lista de opções entre roxos, laranjas, vermelhos e verdes, todos entregando o mesmo serviço: contas gratuitas, cartões sem anuidade e isenção de taxas.
Mas… se são todos iguais, o que diferencia um do outro? Por que alguns têm mais clientes e outros menos?
Se você pensou em branding e posicionamento de marca, você acertou.
A palavra branding vem do inglês “brand”, que significa “marca”. Dentro do mundo publicitário – e agora do mundo “normal” e também do virtual -, trata-se da gestão estratégica do nome de uma empresa e tem como objetivo principal influenciar o comportamento do consumidor e mostrar o que a faz melhor do que as outras.
A gestão da marca é manter as ações dela alinhadas ao propósito da mesma. É o que faz sua logo ter uma sensação específica, uma memória despertada, entre outros sentimentos. Tudo o que engloba sua marca é branding.
Qual é a importância disso para sua empresa?
Bom, depois de ter essas informações centralizadas, você deve estar se perguntando o que o branding tem a ver com seu negócio.
Se ele consiste em identificar e espalhar sua marca, fortalecendo-a junto ao público, contando sua história e elevando os benefícios, o branding pode desenvolver a personalidade da sua empresa, gerando clientes, aumentando a fidelidade e melhoria na disseminação e reputação do seu negócio.
Assim, trabalhando sua marca, você aumenta suas chances de aumentar também suas vendas, a proximidade com seu cliente e, consequentemente, elevar seus ganhos.
Como aplicar na sua empresa?
É preciso ter muita pesquisa e planejamento para desenvolver uma estratégia de branding.
O ideal é buscar uma agência de marketing para entender a fundo, quem é seu público, do que eles precisam, o que desejam e como querem receber isso.
Mas alguns aspectos são indispensáveis para fazer uma execução de sucesso. Veja só:
Tenha um propósito
O propósito de uma marca é, basicamente, sua razão de existir.
Para criar esse conceito, questione-se:
- Por que sua marca existe?
- Para que ela foi criada?
- Qual é a diferença que seu produto vai fazer na vida do cliente?
Você precisa olhar para o momento em que teve a ideia de criar seu negócio para entender o que se passava na sua mente (ou na mente de quem fundou o negócio).
Normalmente, o propósito se define com uma frase – que pode ou não acompanhar a logo. Nesse caso, ela se torna uma tagline ou slogan.
Independentemente disso, é preciso ficar claro que o propósito define seu objetivo enquanto empresa no momento da criação.
Qual é a promessa da sua marca?
A promessa muitas vezes é conhecida também como manifesto. É uma forma de mostrar ao cliente, com uma linguagem floreada porém real, o que sua marca se compromete a fazer na prática, para que o seu propósito se torne realidade.
Portanto, promessa – ou manifesto – é a mensagem que vai falar para seu cliente o que esperar do seu produto.
Quais são os atributos da sua marca?
Esse tópico é relevante porque são as associações que fazem tanto com um produto dentro da categoria geral quanto com determinadas marcas, inclusive a sua.
Por exemplo: uma empresa vende pasta de amendoim – essa é a categoria da marca. Porém, na categoria geral de pastas de amendoim do mercado, que tipo de associações as pessoas fazem? Tem sabores variados misturados à pasta, pode ser mais oleosa ou com pedaços, tamanhos variados de potes, pode ter ou não proteína etc.
Assim, ao comprar uma pasta de amendoim, as pessoas têm ideias precipitadas sobre o tipo que preferem, e acabam escolhendo uma marca específica que agrade ao seu gosto, de acordo com os atributos que consideram importantes.
Para vender seu produto, você precisa atender às necessidades e oferecer o que seu cliente procura. Essa “descoberta” normalmente é feita através de pesquisas de conhecimento espontâneo ou induzido.
Defina um posicionamento
O posicionamento é o lugar que você quer que sua empresa ocupe no coração e na mente do seu target. Ele não é um ato isolado, mas um processo contínuo. As vantagens e diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o cliente. Para isso, você precisa ter o cuidado de incorporar qualidades técnicas e valores subjetivos.
Aqui, temos novamente o refrigerante citado lá no começo que, com uma simples imagem (que não é sua logo) já consegue instigar o cliente a consumir, ou fazê-lo reconhecer o produto apenas com as cores que utiliza.
Tenha uma Identidade Visual
A identidade visual é, provavelmente, o tópico que as pessoas mais conhecem no processo de branding, juntamente com o slogan. É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham o produto, empresa ou serviço.
Geralmente é o conjunto de cores, fontes, conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e/ou outros itens que resultam no logotipo da sua marca.
Tenha um slogan
Trata-se de uma frase de efeito utilizada para definir o posicionamento da marca em poucas palavras e contribuir com sua identificação.
Desenvolva um Tom de Voz
E o último tópico para você definir um bom branding é o tom de voz. Ele é a personalidade que sua empresa expressa por meio dos canais de comunicação.
Precisa permanecer sempre consiste independente do meio em que seu negócio aparece, e usar uma linguagem adequada para interagir com o público-alvo.
Curtiu o conteúdo do artigo desta semana? Então, assine nossa Newsletter e receba nossos conteúdos semanais. E também fique por dentro de várias dicas para otimizar seu negócio.