A proposta da rede social é ser um lugar para encontrar amigos e novas pessoas ao redor do mundo a fim de contar histórias, discutir, debater e aprender sobre diversos temas. A Clubhouse é a aposta de grandes nomes, como Elon Musk e Luciano Huck


Nas últimas semanas, a nova rede social Clubhouse vem chamando a atenção de celebridades e pessoas anônimas pelo mundo. A plataforma, lançada em março de 2020, ainda está em fase de testes, mas já conta com usuários de grandes nomes internacionais e nacionais, como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e Flávio Augusto, presidente da Wiser Educação.  

O aplicativo – que por enquanto está disponível apenas para sistema iOS –  já conta com mais de 6 milhões de usuários e o termo “Clubhouse” obteve um aumento de mais de 4000% em buscas no Google em apenas uma semana. 

Direcionado para um grupo seleto de pessoas, saiba tudo sobre esse fenômeno digital.

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social de conversas por áudio, onde é possível manter uma bate-papo em tempo real apenas com a voz. Você pode tanto interagir com uma pessoa que você segue como também entrar numa sala e ouvir o que os outros estão conversando. 

Diferente de outras redes sociais, a plataforma não permite curtidas, compartilhamentos, uso de textos e imagens. Os criadores, Paul Davidson e Rohan Seth, defendem que a escolha exclusiva do áudio possibilita que o usuário faça outras tarefas, como dobrar roupas, correr e viajar, e não precise se preocupar no contato olho no olho que a câmera proporciona. 

Além disso, para participar da Clubhouse é necessário receber um convite de alguém que já esteja dentro da rede. Também existe a possibilidade de entrar numa lista de espera, e se algum usuário for uma pessoa da sua lista de contatos ela pode liberar o acesso. Isso torna o aplicativo ainda mais atrativo, visto que a exclusividade é algo que aumenta o interesse do público. 

Como funciona o Clubhouse? 

O aplicativo conta com diversas salas de assuntos variados – empreendedorismo, marketing digital, cultura, entre outros – que podem ser filtradas de acordo com o gosto do usuário. Ao entrar numa das salas ou chats, as pessoas são divididas em “speakers” (aqueles que podem falar durante a conversa) e os “listeners” (os ouvintes). Porém, mesmo sendo um membro da plateia, você pode apertar no ícone de mãos levantadas e os oradores podem te convidar a falar. Esses chats também contam com um tempo predeterminado de duração. 

Além disso, é possível criar salas privadas para iniciar diálogos do seu interesse e com pessoas convidadas. O limite máximo de membros numa das salas é de 5 mil participantes e as conversas não são gravadas nem armazenadas. Por isso, se você não quiser perder a discussão, é preciso estar acompanhando ao vivo. 

O Clubhouse também permite que você visualize quais salas estão abertas e em andamento e quais estão marcadas para começar em breve. Também é possível criar eventos, com data e hora especificados e uma breve descrição da conferência. 

De forma resumida, podemos dizer que o Clubhouse é uma mistura de podcast, chamadas ao vivo e reuniões por áudio. 

Principais benefícios para o seu negócio 

As redes sociais possuem diversos benefícios para otimizar os negócios, e com a Clubhouse não poderia ser diferente. Os principais são:

  • Aprender com especialistas do mercado. Como a plataforma conta com diversas personalidades relevantes, é possível encontrar grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional. Nos chats, você pode se aprofundar em temas essenciais para o seu negócio, se atualizar nas principais tendências, notícias e boas práticas e ter insights preciosos. 
  • Networking. Ao entrar em salas e participar de discussões, você pode criar novas relações profissionais e trocar experiências com pessoas que são relevantes para o seu nicho. Para fortalecer seu networking, deixe seu perfil atrativo com informações de quem você é, o que você faz e qual é o seu negócio. Você também pode linkar com suas contas do Instagram, Twitter e Facebook, disponibilizando outra forma dos seus novos contatos conversarem com você.
  • Criar comunidades engajadas. Mesmo sem o uso da câmera, o áudio também gera proximidade com as pessoas, principalmente porque, no caso da Clubhouse, as interações são ao vivo. Por isso, existe a possibilidade de criar salas exclusivas com os membros da sua comunidade ou eventos que tragam sugestões de estratégias, o que contribui para criar comunidades cada vez mais engajadas com o seu conteúdo e também a sua marca.
  • Posicionar-se como autoridade. Contribuir nas discussões com a sua expertise faz com que os usuários se interessem por você e até comecem a te seguir na rede. Compartilhe seu conhecimento e experiências de negócios e também esteja aberto para perguntas e opiniões divergentes. Isso fará com que a sua audiência e seu valor aumentem.

A perspectiva do aplicativo, pelos próximos meses, é boa. A troca de informações com pessoas de lugares e profissões diferentes contribui para o hype que a plataforma vem recebendo. Essa característica de “roda de bar”, em que é possível discutir múltiplos assuntos e ainda contar com um desenvolvimento pessoal e profissional garantem a popularidade por um tempo. Porém ainda é cedo para afirmar se o Clubhouse irá ganhar o mundo ou será engolido por outras redes sociais. 

Neste artigo, te apresentamos tudo sobre a nova sensação digital: o Clubhouse, que soma privacidade e autoridades de diversas áreas. Essas duas características resultam em uma das melhores oportunidades para impulsionar seus negócios, tudo isso em apenas uma rede social. 

No meuSucesso você pode aprender ainda mais sobre os benefícios que as redes trazem para o seu negócio e como estar presente neste meio. Com grandes nomes do empreendedorismo que inovaram por meio da internet, você tem a oportunidade de estudar sobre o potencial do marketing digital e novas soluções em comunicação com Eric Santos, o CEO da Resultados Digitais; sobre inovação e empreendedorismo com um dos Pais da Internet, Vint Cerf; e sobre as técnicas utilizadas por empresas como Netflix e Paypal para crescer aceleradamente, no Estudo de Caso “Go N Grow”. Aproveite mais de 500 horas de conteúdo na plataforma do meuSucesso para se tornar um case de sucesso nos negócios.