Essencial para todo negócio, as redes sociais agregam um valor poderoso para sua marca se utilizadas da maneira correta.


No universo empreendedor, conhecer e aplicar os benefícios das redes sociais é uma das estratégias chave para o sucesso do seu negócio. Segundo uma pesquisa da We Are Social, 140 milhões de pessoas eram usuárias ativas de mídias sociais no Brasil em janeiro de 2020. Isso significa uma penetração de 66% comparado à população total do país. 

Dessa forma, além de saber qual rede social é mais útil para o seu negócio, é preciso colocar em prática as oportunidades que surgem nesse ramo. Uma delas, que está ganhando cada vez mais destaque, é a estratégia orgânica. Grande artifício do marketing digital, é uma tática obrigatória em qualquer empreendimento e vamos te mostrar o por quê.

A importância das mídias sociais para o seu negócio

As mídias sociais são canais online que tem relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários como principais características. Nesses espaços em que a participação colaborativa é estimulada, surge a vantagem do alcance orgânico. 

Esse benefício acontece quando os usuários entram em contato com o seu conteúdo através de uma distribuição não paga. Neste caso, determinadas métricas são o foco da sua mensuração de desempenho. Abaixo, listamos 3 métricas para você visualizar melhor:

Alcance

Neste caso, o alcance é o número de pessoas que visualizaram as suas publicações. Você pode medir o alcance orgânico ou o alcance de postagens patrocinadas, por exemplo. É uma das métricas mais poderosas, através dos seus resultados é possível ter insights de audiência em potencial e contextualizar outras métricas.

Interações

As interações englobam comentários, compartilhamentos, curtidas, cliques, reações e salvamento de posts. Algumas redes sociais possuem métricas únicas, como o uso de filtro no Instagram. Portanto, é preciso saber todas as oportunidades que cada rede dispõe para refletir qual faz mais sentido no seu empreendimento. 

Impressões

Relacionado à frequência, as impressões são o número de vezes que o post foi exibido para o usuário. Ou seja, ela é contabilizada sempre que o conteúdo for visto por alguém. Diferente do alcance, se você viu um anúncio 3 vezes, então será contabilizado 3 impressões enquanto no alcance é um usuário único. 

A estratégia de ouro para redes sociais

A fim de dar maior visibilidade para o seu empreendimento e criar relacionamento com o seu público, a estratégia de ouro é aliar o alcance orgânico com as mídias pagas para dar tração nas suas campanhas. 

Com base nos 3 pilares de sucesso nas redes sociais, o que precisa ser trabalhado são: conteúdo, engajamento e tráfego. 

Fluxo owned earned paid

O engajamento é a interação do público com a sua marca. Medida pela métrica das interações é um termômetro para ver como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo e à comunicação adotada. Lembre-se que é importante saber como se destacar nas redes sociais para ter melhores resultados. 

O tráfego está relacionado com a mídia paga e consiste em investir dinheiro no impulsionamento de materiais. Nessa modalidade é possível segmentar e categorizar as campanhas conforme a persona que se busca atingir. Geralmente feito através de palavras-chave e anúncios de texto e imagens é o parceiro perfeito para gerar mais engajamento na sua marca aumentando, assim, o alcance orgânico.

Para implementar o anúncio pago ao marketing de conteúdo, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Defina seu orçamento e pesquise o que funciona melhor para o seu investimento conforme seus objetivos;
  2. Teste suas hipóteses e experimente diferentes plataformas de anúncio pago;
  3. Analise os seus visitantes e redirecione conteúdos para essas pessoas que estão interagindo, mas ainda não converteram.

Então, sim, é preciso desembolsar um pouco de dinheiro para aproveitar todos os benefícios das redes sociais. Mas, a partir do momento que o alcance orgânico ganha espaço com as mídias pagas, essa estratégia pode otimizar a sua campanha sem que você precise investir mais capital. 

Como planejar o marketing nas redes sociais?

Não é segredo para nenhum empreendedor que planejamento é a base de qualquer projeto. E neste caso não poderia ser diferente. Como essa é uma estratégia de médio a longo prazo, delinear o máximo de informações e estar preparado para grande quantidade de trabalho é de suma importância. 

Definir personas, objetivos e KPIs, analisar seu público e sua marca nas redes sociais e organizar os canais de comunicação e o cronograma editorial são algumas ações fundamentais que você precisa dar atenção neste momento. 

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Além de turbinar seu conteúdo com a mídia paga, existem outras formas que podem te dar insights para aumentar o engajamento e, consequentemente, o alcance orgânico das suas redes sociais.

Analise todos os relatórios que as redes dispõem. No Facebook, por exemplo, você pode comparar posts específicos e ver o desempenho de cada tipo de postagem. Com isso, você consegue perceber qual conteúdo está fazendo mais sucesso no seu público e se há preferência por vídeos, imagens, status, links ou ofertas. 

Explore seus concorrentes. É provável que você não consiga ter acesso aos relatórios do seu concorrente, mas é possível monitorar as postagens que estão gerando mais interações e ter uma noção de qual o tom de voz usado, os temas abordados e o tipo de mídia usado.

Recompense seus fãs. Seus clientes é o que fazem seu empreendimento continuar de pé, por isso é essencial gratificar o apoio deles. Você pode oferecer desde descontos a produtos exclusivos para seus clientes mais fiéis. 

É fato que os benefícios das redes sociais são diversos e que existem várias estratégias para otimizar suas campanhas. Dependendo do contexto sazonal, é necessário também pensar fora da caixa para potencializar os investimentos e fugir da competição por espaço nas mídias digitais. Como o momento de Black Friday, em que anunciar nas plataformas fica mais caro e, por isso, é importante aproveitar bem todos os canais que a empresa possui. 

Para desfrutar de mais conhecimento, comece hoje mesmo o meuSucesso. Lá você encontra diversos cases de sucesso de empresas dos mais variados nichos. Os conteúdos elaborados para dar insights e ensinar a ter uma visão diferenciada na hora de montar a estratégia de vendas. Aproveite nossa Black Friday e comece com 7 dias grátis e voucher de R$120. Venha ser acima da média com a gente.