Empreendedorismo

3 empresas que cresceram graças ao modelo de vendas diretas

18/11/2016 • por meuSucesso .com

Cacau Show, Avon e Natura são companhias que estão entre as gigantes do Brasil e souberam utilizar com excelência a venda direta

Durante muito tempo visto com desconfiança pelo mercado, o modelo de vendas diretas cresceu, se consolidou e hoje não só é a base de muitos negócios bem sucedidos como também uma garantia de renda para milhões de famílias. No Brasil, há exemplos que são referências globais na área e também histórias pouco conhecidas, porém muito inspiradoras. 

Aqui, reunimos alguns cases que gostaríamos de compartilhar com vocês:

Cacau Show

A rede de lojas de chocolates, hoje muito conhecida no segmento de franquias, nasceu de um modelo de vendas diretas. Isso mesmo! Pouca gente sabe, mas Alexandre Costa, seu fundador, começou o negócio nesse formato. Sua mãe era revendedora da Natura e da Tupperware, e foi com ela que ele aprendeu e deu os primeiros passos desse que é hoje um dos empreendimentos mais bem sucedidos do país. A trajetória completa do Alexandre, inclusive, será tema do próximo Estudo de Caso do meuSucesso.com.

Experimente por 7 dias grátis

Natura

A companhia de cosméticos é quase sinônimo de venda direta no Brasil. Não é à toa que, como citamos no tópico acima, gente como a mãe de Alexandre Costa já trabalhava vendendo produtos da empresa décadas atrás. Estima-se que hoje 1,5 milhão de pessoas vendam produtos Natura em pelo menos oito países. De uma pequena loja na Vila Mariana, em São Paulo, aberta em 1969, converteu-se em uma das marcas mais fortes da América Latina, com capital negociado na bolsa e um valor de mercado que supera os R$ 18 bilhões. O ponto de virada da empresa foi quando lá na década de 1970 seu fundador resolver mudar do sistema de lojas próprias para o de vendas diretas.

Avon

No final do século XIX, um rapaz então com 20 anos, chamado David McConnell, trabalhava vendendo livro de porta em porta. Paralelamente, um amigo seu produzia perfumes de maneira artesanal. David vendia poucos livros e seu amigo quase não vendia os perfumes. Foi quando David resolveu oferecer aos seus clientes os produtos do parceiro, que fizeram mais sucesso que seus impressos. Nascia aí o embrião da companhia que hoje conhecemos como Avon, um fenômeno global de vendas diretas. No Brasil, a empresa está presente desde 1952 e, tanto aqui quanto em outras partes do mundo, esta fortemente associada ao processo de emancipação das mulheres, por garantir-lhes uma forma de obter renda sem um emprego formal (algo que era muito raro até pouco tempo atrás e praticamente inexistente até o início do século XX).

Quer saber mais sobre o tema Vendas Diretas? Acesse e assista à First Class ministrada por Rodrigo Nunes sobre o assunto.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários