Empreendedorismo

4 livros para quem está começando a empreender

22/05/2015 • por meuSucesso .com

Alguns se tornaram best-sellers e inspiraram (e inspiram) gente em várias partes do mundo

Conhecer as experiências de outros empreendedores - tanto as de sucesso quanto as de fracassos - é uma das melhores maneiras de aspirantes do mundo dos negócios buscarem inspiração e aprendizado para a jornada que vão iniciar. Nem sempre, no entanto, é possível ter acesso direto a essas histórias. Por isso, buscar nos livros essas informações pode ser um bom caminho. 

Muitos empreendedores e profissionais com vasta experiência executiva em negócios de sucesso já registraram em livros seus aprendizados, experiências, sucessos e também seus fracassos. Alguns se tornaram best-sellers e inspiraram (e inspiram) gente em várias partes do mundo.

Para facilitar sua busca por conteúdos que têm, de fato, algo a agregar à sua batalha empreendedora, principalmente nos primeiros passos do seu negócio, elencamos aqui alguns livro. Confira abaixo a lista:

Startup - O manual do empreendedor

Os autores desse livro são Steve Blank e Bob Dorf.  Ambos são especialistas renomados internacionalmente. O primeiro é acadêmico e reconhecido no mundo pelo trabalho que ajudou a criar o movimento Lean Startup. O segundo é o verdadeiro empreendedor que aprendeu apanhando e aos 22 anos já era um empreendedor bem sucedido. No livro, a dupla une sua bagagem empírica e acadêmica com métodos inovadores, como o Business Model Canvas, para apontar caminhos aos novos empreendedores.

“Este livro não é garantia de sucesso, mas esperamos que ele vá reduzir as altas taxas de fracasso de startups. Pois Steve e eu registramos centenas de erros que observamos – e outras dezenas que nós mesmos temos feito – na esperança de resguardar outros empreendedores da repetição daquelas falhas.”, disse Dorf à imprensa durante o lançamento do livro.

A startup de $ 100

Significado e propósito. Essas são as duas palavras-chave desse livro, escrito por Chris Guillebeau, que ficou conhecido no mundo por associar um estilo de vida nômade digital a um espírito altamente empreendedor. No livro, ele conta histórias de 1.500 pessoas que abriram negócios com um modesto investimento – em alguns casos, menos de 100 dólares – e hoje geram mais de 50 mil dólares. Ou seja, essa obra, que se tornou best-seller, é um grande guia com histórias reais de gente que deu certo tendo que fazer muito com muito pouco. Conhece alguém que precisa trabalhar nessas condições?

O fim do marketing como nós conhecemos

Essa é uma obra com conteúdo mais denso e focada em empresas que já têm uma trajetória. Mesmo assim, ela é interessante para quem está começando, porque traz informações cruciais para uma das áreas mais importantes de qualquer negócio, o marketing, e foi escrita por um dos profissionais mais experientes do segmento no mundo. Sergio Zyman foi, entre outras coisas, diretor de marketing da Coca-Cola, traz na bagagem grandes sucessos e também um fracasso que até hoje serve como case em faculdades e organizações: a New Coke, versão do refrigerante com sua tradicional fórmula alterada e que não durou nem três meses no mercado.

Livro Geração de Valor

Mais de três anos, 1900 horas de trabalho dedicadas e 2 milhões de fãs são números suficientes para mostrar a complexidade do projeto Geração de Valor, que começou como uma página no facebook que compartilha ideias e pensamentos para aqueles que querem empreender. Criado por Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up e do meuSucesso.com, o GV já virou uma marca forte na internet que atinge mais de 10 milhões de pessoas semanalmente.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também