Empreendedorismo

5 exemplos de empreendedorismo social no Brasil

10/08/2014 • por meuSucesso .com

Conheça alguns cases de organizações e pessoas que estão ajudando a transformar o país por meio do Empreendedorismo Social. Elencamos aqui algumas iniciativas para inspirar você.

Empreender nem sempre significa criar um negócio, que mais tarde vá gerar lucros e dar retorno financeiro a seus idealizadores. Antes de tudo, o conceito significa promover ações capazes de mudar uma realidade. Levando essa definição ao pé da letra, nos anos 1980, o norte-americano Bill Drayton deu o pontapé inicial do que dali por diante passou a ser chamado de empreendedorismo social. 

O que é empreendedorismo Social

A proposta é simples: utilizar técnicas de gestão, inovação, criatividade, sustentabilidade e outras com o propósito de maximizar o capital social de uma comunidade, bairro, cidade ou mesmo país. Resumindo, empreendedores sociais buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas.

Para isso, os empreendedores criam modelos que podem ser lucrativos e sociais, por meio de medidas sustentáveis, que gerem não somente dinheiro, mas tragam melhorias em todos os setores de uma comunidade. Esta maneira de desenvolver um negócio busca uma forma de vida mais justa com menos desigualdade social.

O empreendedorismo social surge em cenários problemáticos, de crise e desafios econômicos, sociais e também ambientais. O empreendedorismo social ajuda a resolver situações que tenham a ver com moradia, saúde, educação, emprego, meio ambiente e direitos humanos. O empreendedor social destrava caminhos em busca da solução e, com o lucro da sua empresa, mantém a iniciativa ativa, autossustentável, sem depender de subsídio e doações, tanto do governo quanto particulares.

Experimente por 7 dias grátis

Exemplos de empreendedorismo social no Brasil

No Brasil, diversos exemplos de empreendedorismo social têm ajudado a promover importantes transformações positivas. Elencamos aqui algumas iniciativas para inspirar você. Confira abaixo e entenda melhor o conceito de empreendedorismo social:

Gerando Falcões

Iniciativa de Eduardo Lyra, jovem nascido na periferia de São Paulo, que resolveu se dedicar a melhorar a vida de crianças que passam pelas mesmas dificuldades que enfrentou na infância. Cerca de 30 mil estudantes têm sido impactados pelas ações do projeto, que tem como meta central promover o protagonismo dos jovens e fortalecê-los enquanto motores da transformação da sociedade.

 www.jovensfalcoes.com.br

Instituto Chapada

Iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, é uma organização focada em ajudar a melhorar a qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia a criação de redes colaborativas voltada a fortalecer o ensino formal e políticas púbicas de educação.

www.institutochapada.org.br

Graacc

Desde 1991, essa iniciativa do oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli tem sido uma forte aliada do combate ao câncer infantil no Brasil. A entidade já tratou mais de 5 mil pacientes, com uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a sociedade.

www.graacc.org.br/

Asid

Iniciada como trabalho de faculdade, a Ação Social para Igualdade das Diferenças atua desde 2010 com um compromisso central: auxiliar na gestão de escolas e instituições que trabalham com pessoas especiais. Alexandre Amorim, Luiz Ribas e Diego Moreira conduzem a organização, que desenvolveu uma metodologia administrativa que aplicam nas entidades atendidas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino gratuito oferecido a pessoas especiais.

www.asidbrasil.org.br/

Adaptsurf

Usando o esporte como instrumento, o projeto tem como objetivo promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Uma das formas encontradas para tanto foi o surf adaptado. O Instituto promove, divulga e difunde o surf como modalidade de esporte adaptado, desenvolvendo parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros projetos.

www.adaptsurf.org.br/

 

Características do empreendedor social

O empreendedorismo social está em alta, e funciona pela iniciativa de empreendedores que enxergam as necessidades das outras pessoas, motivados pelo altruísmo. O empreendedor social gera valor para a sociedade em primeiro lugar. É dessa forma que busca atrair seu público, parceiros e oportunidades. Conheça suas principais características e competências:

  1. São focados na população de baixa renda
  2. Sabem fazer gestão profissional – é preciso ter uma gestão eficiente para o sucesso do negócio
  3. Sabem trabalhar de modo empresarial para resolver problemas sociais
  4. Têm senso de solidariedade
  5. São empáticos
  6. São realizadores
  7. Acreditam no impacto social relacionado à atividade principal
  8. Se lançam em inovação, adaptação e aprendizado contínuos.
  9. São ousados e criativos
  10. Têm senso de responsabilidade tanto com seus públicos quanto com os resultados

 

Ideias de empreendedorismo social

Para começar a desenvolver uma ideia de empreendedorismo social, primeiro é preciso encontrar um problema a ser solucionado. A prostituição infantil é um exemplo de problema social, da mesma forma que o desemprego e a falta de atendimento médico. Uma empresa social pode buscar em inúmeros setores algo que está ruim, mas que tenha resolução e que essasolução promova uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Alguns pontos em que o empreendedorismo social pode fazer ampla diferença:

  1. Revitalização de comunidades
  2. Saneamento e distribuição de energia
  3. Atendimento popular de advogados
  4. Consultas médicas, psicológicas e odontológicas acessíveis
  5. Inclusão digital
  6. Espaço cultural
  7. Artesanato e centros de distribuição
  8. Agricultura
  9. Reciclagem

5 livros sobre empreendedorismo social

  1. Criando um negócio social – de Muhammad Yunus – Na obra o autor oferece conselhos práticos para aqueles que querem criar seus próprios negócios sociais.
  2. Mude, você, o mundo: manual do empreendedorismo social – de Gabriel Cardoso –  O livro é ágil e prático, oferece a a possibilidade de iniciar, ainda durante a leitura, a ideia do próprio negócio social.
  3. De Dentro Para Fora: Como uma geração de ativistas está injetando propósito nos negócios e reinventando o capitalismo - de Alexandre Teixeira – O autor defende o movimento de transformação do empreendedorismo. Não se trata mais do lucro pelo lucro, mas de organizações que dão peso para outros aspectos do dia a dia capitalista.
  4. Um Mundo sem Pobreza - Muhammad Yunus – Neste livro, Yunus descreve o lançamento das primeiras empresas sociais, ele aborda a parceria com a Danone para a venda de iogurtes nutritivos por preço acessível a crianças subnutridas em Bangladesh.
  5. Comece algo que faça a diferença – Blake MycoskieMycoskie conta a história da TOMS, uma das empresas de calçados que mais cresce no mundo, além de partilhar ensinamentos que aprendeu com outras empresas inovadoras.

Aprenda sobre empreendedorismo no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários