Finanças

ROI - O que é e como calcular o retorno sobre investimento

23/04/2014 • por meuSucesso .com

O retorno sobre investimento, ou ROI é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos

O retorno sobre investimento, ou ROI (em inglês, "return on investment") é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Na prática, essa conta mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu e administrar futuros investimentos. Os resultados obtidos através do cálculo servem para avaliar, por exemplo, como investimentos em marketing contribuem para os resultados da empresa e identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Além disso, modificar metas comerciais para resultados mais realistas, motivar mais a equipe e proporcionar aumento nas vendas e lucros, bem como corte de despesas desnecessárias, são consequências de calcular o ROI regularmente. Originalmente usada na área de finanças, a taxa ROI é hoje muito utilizada para avaliar investimentos ligados ao marketing e publicidade.

O cálculo é feito da seguinte forma: subtrai-se o ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial e, em seguida, divide-se esse resultado pelo investimento inicial. A fórmula fica da seguinte maneira:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

Por exemplo, se o ganho obtido foi de 500.000 reais e o investimento inicial foi de 100.000 reais, então:

(500.000 - 100.000) / 100.000 = 4

Isso significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. Para estabelecer a ROI em forma de porcentagem, multiplica-se o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, o retorno sobre investimento foi, então, de 400%. Uma observação importante é que o valor do investimento inicial deve incluir o dinheiro gasto em todo o processo e o tempo despendido. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que seja, tem que ser incluída se o objetivo é ter um resultado preciso.

Apesar de ser um cálculo simples, é importante lembrar que certos fatores externos influenciam no sucesso de um investimento, o que dificulta a mensuração perfeita do ROI. Por exemplo, o investimento em comunicação e marketing da concorrência exerce impacto no desempenho das ações criadas pela empresa, de forma que o consumidor é abordado por estímulos diferentes e simultâneos, que se influenciam.

Além disso, o valor do ROI não está estipulado como positivo ou negativo. A empresa que faz o cálculo é que determina qual valor quer alcançar e as margens dos seus resultados. Um resultado de 100% de retorno pode ser considerado satisfatório em determinado caso e insatisfatório em outro. 

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários