Transformar pequenos negócios em grandes nomes do empreendedorismo não é uma tarefa fácil, mas existem algumas estratégias que auxiliam nessa trajetória. Neste artigo, vamos te mostrar como acelerar seu negócio através das vendas e como você pode se desenvolver a partir do aprendizado constante.


Acelerar seu negócio não é tão fácil quanto seguir uma receita de bolo, mas existem certos ingredientes que são comuns a todos que querem se destacar no mercado e aumentar os resultados da empresa. Alguns elementos que valem a pena seguir são: 

  • Dados: é importante que você se baseie em dados para ter segurança ao tomar decisões, elaborar estratégias de marketing e criar novos produtos; 
  • Desenvolvimento da empresa: existem estratégias que têm por objetivo alavancar o negócio e torná-lo sustentável diante da competitividade do mercado;
  • Atributos de uma empresa exponencial: crescer até 10 vezes mais rápido do que outra organização é uma vontade da maioria dos empreendedores. Para conseguir isso, existem 10 atributos que toda empresa exponencial possui e você pode implementá-los no seu negócio;
  • Aprendizado constante: novos termos, conceitos e estratégias surgem a todo momento e, para não ficar para trás, é imprescindível que você se atualize constantemente e nunca pare de aprender o que há de novo no mercado;
  • Oportunidades no ciclo de vendas: identificar essas vantagens no plano de vendas tem o benefício de acelerar o processo e escalar cada vez mais negociações.
Empresário, voando no conceito de negócio de foguete Vetor grátis

No momento delicado que estamos vivendo, dois dos pontos abordados vêm ganhando mais importância. Lucrar virou sinônimo de segurança no cenário brasileiro, assim como o interesse por cursos remotos aumentou 45% entre março e abril de 2020, segundo a Catho Educação. 

Com isso em mente, separamos 4 dicas para aumentar suas vendas e 3 casos de sucesso de pequenas empresas que se tornaram destaque no mercado para você se basear e acelerar seu negócio.

Dicas para aumentar as vendas

1. Procure por brechas

A partir da organização de informações sobre os clientes, através de plataformas de CRM, por exemplo, é possível identificar onde e como trabalhar as brechas. Você pode dar mais ênfase nos prospects que ainda não compraram um produto ou serviço, mas têm interesse na sua empresa. E também estimular outro processo de compra com os clientes fiéis. Tudo depende da oportunidade que você encontrou e da análise sobre em qual público é melhor investir num primeiro momento – aquele que provavelmente irá aumentar suas vendas. 

2. Planeje seu funil de vendas

O funil de vendas é uma representação gráfica das etapas pelas quais o potencial cliente precisa passar para fechar negócio com a sua empresa. Em cada fase, diferentes estratégias e gatilhos são usados para convencer o lead a comprar com você. 

O-que-e-um-funil-de-vendas

Por isso, com um planejamento claro de quais são as etapas do seu funil de vendas, fica mais fácil para as equipes de vendas e de marketing criarem planos de ação que façam o consumidor avançar de nível. 

Com o funil desenhado, os times não precisam gastar tempo buscando informações e esforço construindo estratégias que talvez não sejam as melhores para determinado público. Ou seja, a otimização de tempo e gestão é o principal ganho da empresa com isso.

3. Priorize suas contas

Com base na segmentação e na análise do seu público, você pode identificar qual parcela é responsável pela maior parte das suas receitas e priorizar as ações para essa conta. Seguindo a regra de Pareto 80/20, por exemplo, você teria 20% dos seus clientes como agentes de 80% do seu faturamento. Ao descobrir quem são esses clientes, você pode investir tempo e capital para planos mais assertivos que, provavelmente, irão retornar como lucro na carteira da empresa. 

4. Capriche nas ofertas especiais e no pós-venda

As promoções são grandes estímulos para o consumidor realizar uma compra. Pensar e trabalhar em ofertas especiais, que não afetem o setor financeiro da empresa, é o mecanismo mais promissor que irá convencer que a sua oferta é irrecusável e gerar um aumento nas vendas. 

Banners de vendas modernas para mídias sociais Vetor grátis

Depois de vender o produto ou serviço, é importante garantir que a experiência do pós-venda também seja positiva. Quando o cliente se sente valorizado em todo o processo de compra, principalmente depois de fechar negócio, ele fica mais seguro para construir uma relação com a marca. Ou seja, o pós-venda contribui para a fidelização do cliente que, consequentemente, pode acelerar seu negócio. 

Casos de sucesso

Na plataforma do meuSucesso é possível aprender com os maiores nomes do empreendedorismo brasileiro. Nomes que começaram com pequenos negócios e, com a implementação de diversas estratégias e técnicas de vendas e marketing, conseguiram acelerar seus empreendimentos e se destacar no mercado.

Um dos grandes exemplos é o de Alexandre Frankel, que inovou no cenário da construção civil e hoje é fundador e CEO da Vitacon, empresa líder na área especializada em erguer apartamentos compactos. Entre erros e acertos, Alexandre conseguiu criar um novo modelo de negócios em um mercado conservador e, no seu Estudo de Caso “(Des)Construção”, ensina seus 3 pilares: disrupção, transformação digital e inovação sistêmica.

Rony Meisler, fundador da marca Reserva, aproveitou a demanda de roupas masculinas e lançou sua ideia no mercado. Mesmo sem conhecimento no ramo da moda, a aposta deu certo e Rony aprendeu na prática a gerenciar crises e fazer de um limão uma limonada. Com o Estudo de Caso de Rony Meisler, você vai desenvolver posicionamento de marca, gestão de pessoas e validação de projetos, entre outros processos que fazem a diferença na aceleração de um negócio. 

Na vida de Flávio Augusto, o empreendedorismo sempre esteve presente. De camelô de relógios a fundador da Wise Up, Flávio é referência para quem tem o sonho de empreender. A tríade visão, coragem e competência é a chave que Flávio ensina no seu Estudo de Caso e que transforma uma ideia em uma grande empresa. Além disso, a partir da sua expertise é possível ter insights sobre modelos de negócios, como agir rapidamente em momentos de desequilíbrio e quanto às tendências de mercado.
Se isso é pouco para você, o meuSucesso conta com mais de 40 Estudos de Casos das mais variadas áreas. Encontre aquele que é mais relevante para acelerar seu negócio e construa sua própria trilha de conhecimento com o acervo de conteúdo por 7 dias grátis.