Empreendedorismo

5 formas de conteúdos para aumentar suas vendas

7/12/2017 • por Will Fernandes

Veja como é importante trabalhar com diversos tipos de formato de conteúdo para captar diferentes tipos de públicos

Muito tem se falado sobre o empreendedorismo no Brasil e no mundo, mas acredito que estamos deixando um ponto muito importante de fora. Hoje, toda e qualquer empresa além de operar no seu ramo é também uma empresa de mídia. Sim, a sua empresa é um gerador de conteúdo querendo ou não. O problema é que muitos acreditam que não são empresas de mídias e cometem o pecado capital da preguiça de gerar conteúdos de baixa qualidade ou até mesmo de não gerar conteúdo algum.

Conversando com um professor do MBA de comunicação, falamos sobre como os clientes da era digital querem conteúdos e de como as empresas não produzem o que seus clientes desejam. Eu recebo várias mensagens de empreendedores perguntando o seguinte: que conteúdo eles(as) devem criar?

Depois de responder vários emails, resolvi criar e compartilhar 5 Formas de Conteúdos para Aumentar Suas Vendas:

#1 Vídeo

Existem várias maneiras de usar vídeos para aumentar suas vendas. Você pode criar vídeos animados explicativos, comerciais, entrevistas, webseries , demonstrações ou depoimentos de clientes. Seja qual for sua escolha, é importante que os vídeos sejam congruentes com o estilo geral e o ethos de sua marca. Um case recente da empresa de SEO norte-americana Moz mostra que as postagens com vídeos recebem quase 300% mais clicks dos que as que não tem vídeos, portanto, certifique-se de que seu vídeo seja o mais alto calibre, pois pode se tornar a principal representação da sua marca no mundo digital.

#2 Imagens

Devido à saturação de informações e ao aumento de acessos com smartphones, longos textos sem imagens perdem acesso devido ao “déficit de atenção” que a geração de hoje tem. Estudos mostram que artigos com imagens recebem 94% mais visualizações do que artigos sem imagem.

É recomendado usar imagens originais ou criadas por você, pois isso adiciona um toque pessoal para o seu marketing. As imagens atraentes e de alta qualidade apesar de serem importantíssimas, muitas vezes são caras de comprar ou demoradas para criar. Felizmente, existem recursos online onde você pode criar imagens únicas e cativantes de graça que podem te ajudar nesse processo. 

#3 Memes

Criar o seu próprio meme é uma ótima maneira de se separar de seus concorrentes. Memes podem gerar emoções positivas e divertidas criando um afeto com a sua marca. Mas antes de criar um meme, você deve determinar se os memes são apropriados para seu nicho e se eles ganharão ou não o envolvimento real com seu público. Sem dúvida, se hoje o seu público-alvo é jovens, criar bons memes (que realmente são engraçados) podem gerar muitos benefícios para a sua marca. Gerar memes é uma ótima maneira de fazer as pessoas rirem e criar uma comunidade em torno de sua marca.

#4 Infográficos

Infográficos são uma excelente ferramenta para explicar dados e estatísticas complexas de uma forma visual que pode ser compreendida com facilidade.  Para obter um maior impacto com infográficos, é essencial que o design e o layout sejam claros e impactantes. As cores, imagens e fontes devem ser alinhadas com a sua marca e as informações devem ser precisas, atualizadas e relevantes. 

#5 Áudio

Se me perguntassem sobre conteúdo em áudio há alguns anos atrás, eu teria dito para focarem em vídeo. Mas as coisas mudaram, com a vida corrida o conteúdo em áudio facilita o usuário a fazer 2 coisas ao mesmo tempo (como escutar um podcast e ir para academia). Podcasts, por exemplo, são um meio de comunicação que não param de crescer. Apenas no iTunes o número de downloads/streams já ultrapassaram 1 bilhão ao ano. As pessoas estão fazendo podcasting em números recorde, e as empresas que geram esse tipo de conteúdo em quantidade e com qualidade estão colhendo os frutos dessa alta demanda. 
Em suma, se você gerar conteúdo de qualidade que informem, entretenham e emocionem as pessoas, a reputação e a força da sua marca certamente crescerão. Uma boa e forte reputação vai gerar novas vendas/contratos/clientes que nós empreendedores tanto precisamos.

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Ayrton Senna

Sucesso!

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

3 1
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0