Empreendedorismo

6 dicas essenciais para ser um empreendedor

23/04/2014 • por meuSucesso .com

O número de empreendedores no Brasil cresceu 44% nos últimos 10 anos. E isso não é à toa!

Cada vez mais brasileiros buscam ser empreendedores. Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor, o número de empreendedores no Brasil cresceu 44% nos últimos 10 anos. E isso não é à toa. Com o avanço tecnológico, novas possibilidades de negócio surgiram, criando um amplo leque de áreas em que é possível desenvolver uma nova empresa.

"Ponto importante também está nas facilidades que o governo brasileiro vem oferecendo, como é o caso do Micro Empreendedor Individual (MEI), que possibilitou que milhares de micro empreendedores saíssem da marginalidade", aponta o especialista e diretor executivo da Innovia, Ricardo Barbosa.

No entanto, apesar desse crescimento no número de negócios próprios, nem todos sabem o que é preciso fazer para se tornar um bom empreendedor e continuar no mercado. Apenas ter uma boa ideia está longe de ser o único requisito para um negócio virar um sucesso.

“Faz parte da vida do empreendedor iniciante fazer tudo. O que um executivo de grande empresa sente muita falta quando inicia uma carreira solo é não ter mais os botões para apertar ao trocar uma lâmpada queimada e ter que sair na rua para comprar folha de sulfite”, destaca Orlando Norio Oda, administrador de empresas e diretor da OTK Sistemas.

Confira a seguir algumas dicas essenciais para ser um bom empreendedor

Capacidade de realização: Fique sempre pronto para colocar a mão na massa e colocar o negócio em frente. É importante ter iniciativa e proatividade. O empreendedor não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.

Análise e Planejamento: “É importante analisar os concorrentes, a economia, os setores externos que há ligação com a sua empresa, para saber os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios”, afirma Ricardo Barbosa.

Resiliência: São aqueles que conseguem se manter em equilíbrio e superar obstáculos, pressões, tensões e adversidades do novo negócio. Nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.

Flexibilidade: ideias e projetos podem ser alterados no caminho. É importante estar flexível a mudanças. O mercado lhe dar respostas diferentes do que você originalmente imaginou e você tem que ser flexível para escutar esse mercado e entender o que é importante.

Motivação verdadeira: O objetivo inicial não deve ser o dinheiro, mas sim dar uma solução relevante para um problema real. Empresas que carregam algum propósito e transmitem essa ideia tem mais chances de se consolidar no mercado.

Um time forte: Busque pessoas que o ajudem em todo o percurso. Um time excepcional, além de mentores e investidores. “Porém é importantíssimo que o empreendedor saiba liderar com eficácia, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações para que a equipe esteja motivada e segura por trabalhar com você”, destaca Ricardo Barbosa.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também