Empreendedorismo

Como escolher a aceleradora de empresas ideal?

7/11/2014 • por meuSucesso .com

A primeira dica é não iniciar um processo de aceleração antes de fazer uma pesquisa detalhada das aceleradoras

Com o boom de startups no Brasil, tem crescido no país, também, a quantidade de aceleradoras, empresas que, como o próprio nome já diz, ajudam a impulsionar negócios iniciantes. Esse tipo de iniciativa tem ajudado a revelar grandes empreendedores e empreendimentos de alto potencial. Você, que tem uma startup, pode encontrar nessas organizações o empurrão que falta para sua iniciativa deslanchar. É importante, no entanto, saber encontrar a que melhor se adéqua às suas necessidades. E essa pode não ser uma tarefa fácil.

A primeira dica é não iniciar um processo de aceleração antes de fazer uma pesquisa detalhada das aceleradoras. Antes de definir onde buscar esse tipo de apoio, é preciso estabelecer de forma clara os critérios que serão utilizados na busca. E isso passa, inevitavelmente, por uma análise da situação do seu empreendimento. A fase em que sua iniciativa se encontra será determinante para isso.

Seu negócio

Se seu negócio é apenas uma ideia, talvez uma aceleradora não seja, ainda, a melhor opção. A aceleração é interessante quando o negócio já está estruturado e caminhando, com algum público, mesmo que este ainda seja o que se pode chamar, necessariamente, de clientela, ou seja, um público que paga por seu produto ou serviço. 

O segmento

Com o diagnóstico do seu empreendimento feito, avalie qual tipo de aceleradora é mais adequado às suas necessidades. Existem muitas empresas desse tipo que são segmentadas para setores econômicos específicos. É importante encontrar um mais alinhado com sua área. Afinal, os experts que vão apoiá-lo precisam entender bem do assunto. E quanto mais próximos do seu segmento, melhor. 

Os experts

Os especialistas que vão atuar na aceleração do seu negócio são, inclusive, outro fator a ser considerado. Você deve pesquisar o histórico desses profissionais detalhadamente para saber se, realmente, eles terão o que acrescentar a seu empreendimento.

O acordo

É importante também analisar quão vantajoso o acordo estabelecido entre sua empresa e a aceleradora será. Normalmente, as companhias de aceleração trocam apoio – seja ele de capacitação ou financeiro – por um percentual da empresa. Nesse sentido, é fundamental verificar se o que você vai obter com a aceleração compensará a fatia do seu negócio que será cedido.

Espaço e tempo

Participar de um processo de aceleração demandará tempo para participar das atividades. Se você ainda se divide a um emprego formal e a startup, isso é algo que precisará ser bem ajustado, para não haver prejuízos. Nesse sentido, o lugar em que a aceleradora está situada também pesa. Se você trabalha em Fortaleza, por exemplo, não fará muito sentido procurar uma aceleradora em Curitiba. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários

Leia também