Seja transparente na sua filosofia de liderança


Para alguns autores a única definição de liderança é o exemplo. Paulo Freire já dizia que “É preciso diminuir à distância entre o que se diz e o que se faz, até que, em um dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Você como líder precisa explicitar de diversas formas o que você acredita, as suas crenças sobre o que é ser um líder para que seus liderados possam acreditar na sua fala e te seguir de forma voluntária.

Quando seus liderados percebem que você possui um alto grau de credibilidade eles estão mais propensos a terem orgulho de falar que trabalham na sua empresa ou para a sua equipe, possuem um forte espírito de equipe e tomam decisões como se a empresa fosse deles, ou seja, agem como se fossem dono. Alguns comportamentos facilitam essa percepção, por exemplo:

Dar um exemplo pessoal do que esperam dos outros

Dedicar tempo e energia para garantir que as pessoas com quem trabalha sigam os princípios e padrões adotados

Cumprir as promessas e compromissos

Pedir feedback sobre como as suas ações afetam o desempenho dos outros

Outra forma de conquistar a sua credibilidade é você ter clareza sobre os seus valores, expressar a sua equipe e agir de forma aderente ao que prega. Um exercício que costumo fazer em minhas aulas é apresentar uma lista de valores e solicitar que os alunos escolham 5 valores mais prioritários. Em seguida os convido a verificar quais ações correspondem aos valores. O uso que se faz do seu tempo é o indicador mais evidente do que é importante para você. Se você diz que algo é importante, é melhor indica-lo na sua agenda, nas pautas das reuniões, nos locais que visita e para as pessoas com quem se encontra.

Aqui vai uma dica: Reserve um tempo em reuniões para reconhecer as pessoas que estão demonstrando um valor que você considera importantes e está alinhado também as suas crenças como líder.

Um abraço

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Paulo Campos

Tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.800 palestras para 80 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. É Mestre em Psicologia da Educação/PUC, Pós-graduado em Marketing e Comunicação/ESPM.