Empreendedorismo

Como se aproximar de seus heróis - por Cassio Spina

6/01/2016 • por Cassio Spina

O empreendedor e professor do meuSucesso.com dá dicas do que você deve fazer para estar próximo de seus ídolos

Os heróis são aquelas pessoas que admiramos, respeitamos e até mesmo seguimos. Eles têm muito a nos ensinar e, por isso, é sempre bom tê-los por perto. Infelizmente, nem sempre isso é possível. Afinal, grandes ídolos comuns a muitos empreendedores estão distantes ou com agendas lotadas.

Eles podem ser empreendedores, investidores ou mesmo colegas de profissão. O que realmente o torna um de seus heróis é a capacidade de compartilhar experiências de aprendizado válidas e que agregam muito para você, seja em questões de negócios, inovação, posicionamento ou visão de mercado. Por isso, é sempre importante tentar aproximações relevantes para estreitar o relacionamento ou mesmo absorver tudo o que eles tem a ensinar. Para ajudá-lo nesta tarefa, selecionamos algumas dicas valiosas. Confira!

Acompanhe o conteúdo que eles produzem e interaja de forma sábia

É bastante comum a empreendedores e investidores de sucesso - os seus heróis - terem um canal de promoção de imagem atrelado ao conhecimento que possuem. São blogs, perfis e páginas em redes sociais. Para iniciar esta aproximação e ainda absorver tudo o que eles têm a ensinar, o primeiro passo é acompanhar estes canais. Assine o RSS Feed dos blogs, siga os perfis e curta as páginas nas redes sociais. Sempre que possível, interaja de forma inteligente, seja com perguntas relevantes – afinal, caso contrário suas chances de receber um retorno serão imediatamente descartadas - ou mesmo compartilhando o conteúdo por eles publicado. Seja engajado, mas com moderação para não causar uma reação avessa ao seu objetivo!

Frequente eventos relevantes onde eles estarão

Seminários, palestras, webinars, cursos, entrevistas... Não importa qual seja o evento. Se puder estar lá, vá! Pessoas influentes estão sempre entre os convidados das melhores ocasiões do mercado. Garanta sua presença, absorva todo o conhecimento que puder, aproveite para fortalecer o networking e, claro, interagir com o seu herói.

Para isso você pode realizar perguntas ao final das apresentações, cumprimentá-los após o evento e até mesmo trocar cartões de visita. Mas lembre-se: independentemente da forma de contato que você faça, seja relevante! O tempo desses profissionais é curto. Por isso, tenha sempre um elevator pitch sobre o que pretende abordar, mesmo que seja apenas um agradecimento pelo conhecimento compartilhado ou uma possibilidade de troca de ideias. Objetividade fará a diferença.

Tente se aproximar através de sua rede contatos

Quando se fala sobre a importância de construir uma rede de relacionamentos sólida (network), não é em vão. Pessoas podem levá-lo a outras pessoas altamente estratégicas para você ou para o seu negócio. Podem apresentar-lhe novos heróis, parceiros, mentores e investidores que tenham a ver com a sua necessidade. Neste contexto, se um de seus contatos possui um relacionamento com alguém de seu interesse, tente a ponte através delas. Para isso, vale frisar a necessidade da objetividade e de ter o seu elevator pitch “na manga”. Ninguém o apresentará sem um propósito realmente válido, assim como ninguém o atenderá sem que você exponha um objetivo claro. Esteja preparado!

Existem diversas formas de se aproximar de seus heróis. É preciso levar em consideração as possibilidades e optar pela mais apropriada para conquistar o seu objetivo!

E você, conhece alguma outra técnica para aproximar desses heróis? Complemente nossa lista através dos comentários abaixo!

Comentários

Quem escreve

Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de investidor anjo para startups e advisor/conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e da Altivia Ventures, empresa de investimentos e advisoring. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, conselheiro de empresas e autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e "Investidor-Anjo - Guia Prático para Empreendedores e Investidores".

POR Cassio Spina

O que o seu time diz sobre você?

1 0