Sandra Costa e Janete Vaz, fundadoras do Laboratório Sabin, comentam a importância de entender sobre a gestão do negócio e procurar capacitação



Todo empreendedor deve procurar conhecimento e formas de aprimorar a gestão do seu negócio. As empreendedoras Janete Vaz e Sandra Costa, fundadoras do Laboratório Sabin, que hoje fatura mais de R$ 800 milhões de reais, aprenderam essa lição pouco mais de 18 anos de empresa.

Janete e Sandra perceberam que precisavam se qualificar e entender mais de gestão. A empresa cresceu muito rápido e criou a sua própria cultura. Mas era mais que necessário profissionalizar a companhia. Quando as duas começaram, elas tinham o conhecimento técnico para firmar e colocar a empresa de pé, como ganhar reputação. Com os anos, na base da intuição foram criando os próprios processos e a gestão da empresa, mas era preciso ter mais expertise e conhecimento teórico na parte administrativa da empresa.

As duas empreendedoras, então, buscaram cursos e MBAs na área de gestão empresarial e, em 2005, firmaram uma parceria com a Fundação Dom Cabral com o intuito de receber a expertise da universidade para a profissionalização da companhia. “A área de saúde estava começando a olhar para essa área de gestão. Fomos estruturando tudo o que fazíamos na informalidade e trazendo para a formalidade. Você não precisa achar que sabe tudo ou que sua equipe entenda de tudo, mas você pode começar a procurar o conhecimento de fora”, comenta Sandra.

Foco na gestão de pessoas

Cultura organizacional, liderança e foco em gestão de pessoas é um fator importantíssimo que toda empresa deve prestar atenção para justamente propagar a perpetuidade do negócio. Afinal, uma companhia com alta rotatividade pode ter sérios problemas de produtividade e operação do negócio.

No segundo episódio do Estudo de Caso de Janete Vaz e Sandra Costa estudamos as fortalezas das duas empreendedoras e o que fez a empresa ser reconhecida internacionalmente como uma das melhores para se trabalhar por mais de oito anos consecutivos pela consultoria Great Place to Work. Além disso, o Laboratório Sabin é referência quando o assunto é empoderamento feminino. Ao todo, 77% do quadro de funcionários são mulheres. Dessas, 74% ocupam posições de liderança na companhia.

Em 1999 e no decorrer dos anos, a empresa recebeu o ISO 9000 de qualidade, o que deu ainda mais credibilidade à companhia, além de outras diversas certificações, como a SA 8000, consolidando a reputação em temas como responsabilidade social e gestão de pessoas.

Algo que as duas empreendedoras se referem constantemente é o trabalho voltado à criação de líderes e comentam sobre o termo “liderança compreensiva”, que é a junção da razão e da emoção na tomada de decisão. É saber ouvir, escutar, entender e ter empatia, mas sem deixar de lado posturas mais firmes e assertivas com o intuito de trazer equilíbrio para qualquer tipo de atitude ou tratativa com os liderados. “Quando fomos aplicar a ISO, tivemos que demitir um funcionário, mas estávamos olhando para o caminho lá na frente. Soubemos escolher muito bem as pessoas e identificar potenciais, como fazer líderes inspiradores, que olham para dentro mas ao mesmo tempo para fora. Líderes que levam as pessoas a crescerem, olhar o atendimento, crescimento e os valores da empresa”, reflete Sandra.

Enfrentando o Corporativismo médico

A história de vida das empresárias Janete Vaz e Sandra Costa mostram que profissionalismo, dedicação e persuasão são três combustíveis extremamente fortes na conquista por um espaço no mercado.

Janete e Sandra são bioquímicas e trabalharam por anos como funcionárias de laboratórios particulares, além do setor público. O encontro das duas se deu na década de 1970, quando ambas, ainda recém-formadas, se tornaram colegas em um pequeno laboratório de Brasília.

A experiência adquirida despertou em Janete a vontade de ter o seu negócio próprio. Na época, Janete convidou Sandra para se juntar a ela nessa empreitada, mas teve seu convite recusado.Após certa insistência, Sandra aceitou participar do desafio e, juntas, fundaram o que hoje é a rede de laboratórios Sabin.

Na época, os laboratórios eram dominados por pessoas de perfis parecidos: médicos, homens e professores de faculdades de saúde com forte influência no meio. Assim, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresárias se deu pela falta de credibilidade no começo do negócio, uma vez que elas não cumpriam nenhum requisito para montar um laboratório de renome.

Então, tudo teve de ser feito do zero. O laboratório passou a oferecer diferenciais que os concorrentes não tinham, como horário de atendimento a tarde — quando os tradicionais ofereciam seus serviços de coleta apenas pela manhã. O Sabin também foi um dos pioneiros na implementação de sistemas informatizados, permitindo assim a divulgação dos resultados pela internet.

Apesar de serem iniciantes no mundo dos negócios, Janete e Sandra sempre estiveram muito atentas aos feedbacks dados pelos clientes. No começo, eram as duas que liam as pesquisas de feedback para saber o que precisavam melhorar. Janete representa muito o lado da gestão do negócio e a Sandra da técnica, conhecimento científico e inovação. E foi assim que pouco a pouco o negócio cresceu.

Hoje, a empresa conta com mais de 4.400 colaboradores, 225 unidades de atendimento e cerca de R$ 800 milhõeso de faturamento. Além disso, ela é considerada uma das melhores empresas do país para se trabalhar, segundo a Revista Você S/A. No meuSucesso, você conhe a história das duas e aprende sobre lidernça e gestão no Estudo de Caso, que conta com aulas com as empreendedoras e documentários exclusivos detalhando a história e os momentos marcantes.

Estudo de Caso

São mais de 24 Estudos de Caso com diversos empreendedores, como Caito Maia, fundador da Chilli Beans, Flávio Augusto, da Wise Up; e Robinson Shiba, da China In Box. Todos eles ensinam e contam em aulas e documentários exclusivos como fundaram seus negócios e revelam as experiências pelas quais passaram para fazer o negócio crescer. Você aprende com aulas técnicas exclusivas, com professores e especialistas de mercado, tem acesso a documentários exclusivos sobre a história do empreendedor e ainda confere materiais, checklistas e guias que consolidam o que foi aprendido.

Durante o Estudo de Caso de Sandra Costa e Janete Vaz, você aprende sobre gestão e liderança, além de boas práticas de engajamento dos colaboradores. Além disso, trazemos aulas e materiais exclusivos sobre como lidar com as adversidades, se preparar financeiramente e ter um comportamento disruptivo e inovador. Conheça mais sobre o meuSucesso!