François Marques, diretor de Projetos do UAM, comenta sobre a importância de planejar os seus planos futuros


Essa é uma das perguntas que mais atormentam os jovens nos dias atuais. Uma parte considerável da nossa juventude tem essa duvida em relação ao futuro. Afinal, como saberemos o que vamos fazer nos próximos 30 anos? Talvez não exista uma resposta concreta para todos os 30 que ainda virão, mas existem comportamentos que moldam o presente e futuro, que poderão ajudar a todos a encontrar o seu propósito de vida.

Recentemente li o livro ‘’Só é pobre quem quer’’, escrito por Greg S. Reid em parceria com a Fundação Napoleon Hill. Por meio deste livro, refleti sobre minhas ideias, ações, relacionamentos e PROPÓSITO. E tirei algumas lições, a respeito do livro, que estou levando para minha vida e que esão me fazendo uma pessoa mais produtiva. A cada dia conheço melhor o meu propósito de vida e tenho levado isso para dentro do Universitários Acima da Média (UAM).

Se relacionar com pessoas acima da média, conhecer suas histórias, dificuldades e superações quebram estereótipos que ficam cobertos pela sociedade sobre ser bem-sucedido em determinada área. A importância de se juntar a pessoas que têm um pensamento 100% positivo em relação ao futuro, que não desistiram do seu propósito fazem de nós pessoas melhores e aumenta a nossa produtividade.

Muita gente acredita em fórmulas prontas para o sucesso, pois eu não. Acredito que existe combinações de comportamentos e descobertas que fortalecem a nossa jornada ao nosso propósito de vida. Alguns descobrem o seu propósito de vida aos 15 anos, outros aos 25 anos, e muitas pessoas nunca o encontram.

A importância de saber o motivo pelo qual você acorda todos os dias, trabalho duro por anos e com afinco diante de um objetivo tem que ter algo maior além de um retorno financeiro. Mas como saberei se estou no caminho certo rumo ao meu propósito? E se eu errar nas perguntas e respostas? Pois então, é uma busca constante em torno do seu propósito.  Ao longo da nossa vida mudamos de sonhos e apesar de isso ser normal, não pode deixar de estar alinhado com o seu propósito de vida.

Então, em meu primeiro artigo quero que você leitor, busque refletir sobre alguns pontos que ajudarão a encontrar o seu propósito.

Paixão

Liste em uma folha dez coisas pelas quais é apaixonado. Pelo que você é apaixonado? Pense nos momentos de sua vida em que se sentiu mais realizado. O que você estava fazendo naquele momento?

Talento

CHEGA de vitimismo! Todos nós somos bons em alguma coisa. Todo ser humano nasce com uma genialidade, e tem que descobri-la e desenvolvê-la durante a sua trajetória de vida. Liste as coisas que você faz bem ou se destaca diante da multidão. Quais são seus talentos? Você faz um macarrão delicioso? Você é um exímio musicista? É um atleta? É bom em conectar pessoas e montar times?

Associação

Você conhece alguma pessoa bem-sucedida? Nós somos a média das cinco pessoas que passamos mais tempo. Você tem relacionamento com alguma empresa ou fundação? Como estas pessoas, empresas e fundações poderiam te ajudar a alavancar seus talentos e projetos? Caso você tenha uma lista pouco positiva, recomendo mapear eventos, congressos, programas de liderança dessas organizações e buscar a construção do seu relacionamento.

Ação

A busca pelo seu propósito exige ação. Não basta se sentir atraído por um sonho maior, mas encará-lo de frente e buscar se atualizar sempre durante a caminhada. Dentro do Universitários Acima da Média (UAM), foi lançado um desafio mediante a uma equipe para a construção do e-book Vidas Que Inspiram. Era a minha primeira experiência e foi uma grande descoberta, pois seria um desafio gigantesco construir este projeto do zero junto com a equipe. Uma das minhas maiores ferramentas para a construção do projeto foi o fato de que eu tinha muita AÇÃO de todos os envolvidos. Sendo mais específico, eu trabalhei no mapeamento, prospecção, nas entrevistas e escrevendo boa parte do e-book. Foi um trabalho árduo.

Acreditar que o seu projeto será concretizado mais cedo ou mais tarde é uma das partes mais difíceis. Acreditar em uma equipe, trabalhando perto ou longe é um exercício diário de FÉ!

Fortalecendo os tópicos que busquei na obra‘’SÓ É POBRE QUEM QUER’’, existem mais credenciais para a construção do seu propósito que o ajudarão a você se levantar das quedas, mas estas credenciais irão te manter firme e com coragem para triunfar.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Universitários Acima da Média (UAM)

Somos uma equipe de jovens universitários diferenciados (54 Membros em 15 Estados) ,famintos por conhecimento e conteúdo fora da sala, buscando incansavelmente a mudança dentro de nós, e logo, mudando o mundo. Queremos provocar, inspirar, capacitar e conectar jovens universitários através do desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora