Empreendedorismo

Coragem para triunfar - por Universitários Acima da Média

4/01/2016 • por Universitários Acima da Média (UAM)

François Marques, diretor de Projetos do UAM, comenta sobre a importância de planejar os seus planos futuros

Essa é uma das perguntas que mais atormentam os jovens nos dias atuais. Uma parte considerável da nossa juventude tem essa duvida em relação ao futuro. Afinal, como saberemos o que vamos fazer nos próximos 30 anos? Talvez não exista uma resposta concreta para todos os 30 que ainda virão, mas existem comportamentos que moldam o presente e futuro, que poderão ajudar a todos a encontrar o seu propósito de vida.

Recentemente li o livro ‘’Só é pobre quem quer’’, escrito por Greg S. Reid em parceria com a Fundação Napoleon Hill. Por meio deste livro, refleti sobre minhas ideias, ações, relacionamentos e PROPÓSITO. E tirei algumas lições, a respeito do livro, que estou levando para minha vida e que esão me fazendo uma pessoa mais produtiva. A cada dia conheço melhor o meu propósito de vida e tenho levado isso para dentro do Universitários Acima da Média (UAM).

Se relacionar com pessoas acima da média, conhecer suas histórias, dificuldades e superações quebram estereótipos que ficam cobertos pela sociedade sobre ser bem-sucedido em determinada área. A importância de se juntar a pessoas que têm um pensamento 100% positivo em relação ao futuro, que não desistiram do seu propósito fazem de nós pessoas melhores e aumenta a nossa produtividade.

Muita gente acredita em fórmulas prontas para o sucesso, pois eu não. Acredito que existe combinações de comportamentos e descobertas que fortalecem a nossa jornada ao nosso propósito de vida. Alguns descobrem o seu propósito de vida aos 15 anos, outros aos 25 anos, e muitas pessoas nunca o encontram.

A importância de saber o motivo pelo qual você acorda todos os dias, trabalho duro por anos e com afinco diante de um objetivo tem que ter algo maior além de um retorno financeiro. Mas como saberei se estou no caminho certo rumo ao meu propósito? E se eu errar nas perguntas e respostas? Pois então, é uma busca constante em torno do seu propósito.  Ao longo da nossa vida mudamos de sonhos e apesar de isso ser normal, não pode deixar de estar alinhado com o seu propósito de vida.

Então, em meu primeiro artigo quero que você leitor, busque refletir sobre alguns pontos que ajudarão a encontrar o seu propósito.

Paixão

Liste em uma folha dez coisas pelas quais é apaixonado. Pelo que você é apaixonado? Pense nos momentos de sua vida em que se sentiu mais realizado. O que você estava fazendo naquele momento?

Talento

CHEGA de vitimismo! Todos nós somos bons em alguma coisa. Todo ser humano nasce com uma genialidade, e tem que descobri-la e desenvolvê-la durante a sua trajetória de vida. Liste as coisas que você faz bem ou se destaca diante da multidão. Quais são seus talentos? Você faz um macarrão delicioso? Você é um exímio musicista? É um atleta? É bom em conectar pessoas e montar times?

Associação

Você conhece alguma pessoa bem-sucedida? Nós somos a média das cinco pessoas que passamos mais tempo. Você tem relacionamento com alguma empresa ou fundação? Como estas pessoas, empresas e fundações poderiam te ajudar a alavancar seus talentos e projetos? Caso você tenha uma lista pouco positiva, recomendo mapear eventos, congressos, programas de liderança dessas organizações e buscar a construção do seu relacionamento.

Ação

A busca pelo seu propósito exige ação. Não basta se sentir atraído por um sonho maior, mas encará-lo de frente e buscar se atualizar sempre durante a caminhada. Dentro do Universitários Acima da Média (UAM), foi lançado um desafio mediante a uma equipe para a construção do e-book Vidas Que Inspiram. Era a minha primeira experiência e foi uma grande descoberta, pois seria um desafio gigantesco construir este projeto do zero junto com a equipe. Uma das minhas maiores ferramentas para a construção do projeto foi o fato de que eu tinha muita AÇÃO de todos os envolvidos. Sendo mais específico, eu trabalhei no mapeamento, prospecção, nas entrevistas e escrevendo boa parte do e-book. Foi um trabalho árduo.

Acreditar que o seu projeto será concretizado mais cedo ou mais tarde é uma das partes mais difíceis. Acreditar em uma equipe, trabalhando perto ou longe é um exercício diário de FÉ!

Fortalecendo os tópicos que busquei na obra‘’SÓ É POBRE QUEM QUER’’, existem mais credenciais para a construção do seu propósito que o ajudarão a você se levantar das quedas, mas estas credenciais irão te manter firme e com coragem para triunfar.

Comentários

Quem escreve

Universitários Acima da Média (UAM)

CEO em Universitários Acima da Média

Somos uma equipe de jovens universitários diferenciados (54 Membros em 15 Estados) ,famintos por conhecimento e conteúdo fora da sala, buscando incansavelmente a mudança dentro de nós, e logo, mudando o mundo. Queremos provocar, inspirar, capacitar e conectar jovens universitários através do desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora

POR Universitários Acima da Média (UAM)

Não se esqueça do principal objetivo da sua empresa: VENDER

0 0
POR Universitários Acima da Média (UAM)

De analista de sistemas a vendedor de doces

2 0
POR Universitários Acima da Média (UAM)

Treinar e treinar, repetir e repetir vale mesmo a pena?

1 0