Empreendedorismo

Gênios da tecnologia: 5 revolucionários que você precisa conhecer

4/04/2016 • por meuSucesso .com

Separamos aqui um pouco da história de cinco gênios que transformaram nossa realidade

Algumas pessoas mudaram o mundo sem que seus nomes ficassem tão conhecidos como deveriam. Outras eventualmente ganharam reconhecimento pelo seu trabalho e genialidade no fim da vida ou postumamente. Com a indispensável ajuda da internet, hoje temos acesso a detalhes da vida e trabalho de grandes figuras revolucionárias. Separamos aqui um pouco da história de cinco gênios que transformaram nossa realidade e vão inspirar você a ir além dos limites.

Confira:

Alan Turing

Matemático que é considerado o pai da computação, Alan Turing foi o cientista britânico que, com seus estudos, formou a base para o que viriam a ser os computadores de uso pessoal que temos hoje. Usando princípios da sua “máquina universal” ou “máquina de Turing”, ele criou aparelhos que decodificaram os códigos nazistas de comunicação e, por isso, teve um papel crucial - embora pouco divulgado - na Segunda Guerra Mundial. 

Padre Landell de Moura

Em 3 de junho de 1900, o gaúcho Roberto Landell de Moura enviou sinais telegráficos e transmitiu a voz humana a uma distância de 8 km, sem o auxílio de fios. Mais tarde, essa tecnologia viria a ser usada para a criação do rádio. No Brasil, ele é tido como o pioneiro mundial da tecnologia que levaria à criação do rádio, sendo considerado também um dos precursores da transmissão de imagens sem fio. 

Tim Berners-Lee

Pai da Internet, o britânico é o criador da Rede Mundial de Computadores, a "World Wide Web". Berners-Lee tem formação em física e engenharia de sistemas, tendo trabalhando como cientista da computação. Hoje, ele é professor no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). A Web foi disponibilizada ao público pela primeira vez em 1991, quando ele criou o primeiro servidor e o primeiro browser, além dos protocolos centrais à operacionalização da rede: o endereço URL, o protocolo HTTP e o código HTML. 

Martin Cooper

Pioneiro das telecomunicações, Cooper é o inventor norte-americano considerado pai da telefonia móvel. Trabalhando na Motorola nos anos 70, o engenheiro desenvolveu o primeiro aparelho de telefone móvel, liderando uma equipe que colocou o produto no mercado cerca de 10 anos depois. Martin Cooper registrou 11 patentes e fundou inúmeras empresas ligadas à telecomunicação junto com sua esposa, Arlene Harris, e é reconchecido internacionalmente por seu trabalho.

Nikola Tesla

Taxado de "cientista louco" por anos, Tesla fez um trabalho teórico extraordinário que serviu de base para sistemas modernos de potência elétrica em corrente alternada. Sua personalidade excêntrica dificultou a aceitação das pessoas com relação a suas teorias e ideias sobre o futuro. O cientista austríaco contribuiu de diversas formas com estudos da robótica, radares, ciência computacional e física teórica. Foi considerado pelo Supremo Tribunal dos EUA como inventor do rádio. Anos depois, foi reconhecido em várias frentes, tendo seu nome dado à unidade que mede a densidade do fluxo magnético e ao "efeito Tesla".

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários