Empreendedorismo

Imagine um negócio que nasça de um sonho de como o mundo deveria ser

29/05/2015 • por Fernando Gabas

O mundo está mudando! A teoria antropocêntrica de que o mundo tem que girar em volta de uma pessoa está ficando no passado!

Leia as frases abaixo e reflita:

”Imagine um negócio que nasça de um sonho de como o mundo poderia e deveria ser"

"Visualize um negócio construído com base em respeito e conexão em vez de estresse e medo, e os seus participantes fossem apaixonados e comprometidos com o trabalho…"

"Imagine um negócio que se importe profundamente com o bem-estar dos clientes, vendo-os não como consumidores, mas como seres humanos de carne e osso a quem é um privilégio servir"

"Visualize um negócio que seja uma entidade responsável e comprometida com todas pessoas das comunidades em que esteja elevando a qualidade de vida e contribuindo de múltiplas maneiras para a melhoria da sociedade…"

"Imagine um negócio que trate com tanto carinho quem contrata que raramente alguém sai da empresa depois de juntar a ela…"

"Visualize um negócio que escolha e promova líderes por causa de sua sabedoria e capacidade de amar e cuidar dos outros"

"Imagine um negócio que exista num ciclo virtuoso de criação de valor em todos os aspectos e ao mesmo tempo entregue um resultado financeiro muito superior ao mercado, ano após ano, década após década"

UTOPIA? VIAGEM? IMPOSSÍVEL?

Pois saiba que esses valores acima já são utilizados por uma grande variedade de empresas dentre as quais destaco o Whole Foods Market (www.wholefoodsmarket.com). Essas frases acima foram inspiradas nos princípios de gestão do presidente dessa rede de supermercados de produtos orgânicos - John Mackey. Creio que estão até em seu livro - Conscious Capitalism: Liberating the Heroic Spirit of Business.

Agora, sabe o que é mais interessante?

Todas as empresas que utilizam esses mesmos valores e princípios estão performando MUITO melhor do que a média das 1.000 maiores empresas do mercado. De 2003 a 2013 o índice SP500 performou 50%. O Whole Foods Market performou 250%!!!

Quer saber a minha conclusão?

O mundo está mudando!

A teoria antropocêntrica de que o mundo tem que girar em volta de uma pessoa ou uma corporação e que para ir para frente você tem que empurrar alguém para trás já está ficando no passado!

Quem falou que para você ganhar o outro tem que perder?

Quem falou que tem que ter essa consciência “atritiva” de que sofrer e se estressar para crescer é o único jeito?

Quem falou que tem que ficar arquitetando planos para ver como vai conseguir pegar mais dinheiro dos clientes ou explorar mais os fornecedores e colaboradores?

Quem falou que você tem que ter uma experiência interior miserável, se desconectar de sua família e de seus amigos se quiser ter sucesso?

Quem falou que você precisa engordar e ficar doente porque senão não estará trabalhando o suficiente?

Quem falou que viver estressado, cansado, preocupado, ansioso é o natural para um empreendedor?

Uma nova consciência já surgiu! Não fique nessa mentalidade medieval centrada em você mesmo, desconectado de tudo e de todos e com essa experiência interior medíocre!

Cada decisão e ação sua pode incluir o sucesso e bem estar de todos, inclusive o seu.

Você terá mais sucesso, inclusive financeiro. E será realizado!

“Imagine-SE (em ou com) um negócio que nasça de um sonho de como o mundo poderia e deveria ser”

Comentários

Quem escreve

Sócio e Presidente do Conselho Wise Up China. Fundador e Ex-Presidente Reebok Fitness do Brasil. Membro do Conselho Programa ECSP - Secretaria de Educação SP. Sócio e Presidente d Heartz Wellness Coaching. Fundador Life Matters - O que importa na vida