Os valores e crenças dos líderes são determinantes na construção de uma cultura de sucesso, afinal são os timoneiros que guiam e criam as regras do ambiente


A formação de uma cultura corporativa tem uma série de nuances que influenciam a sua construção. Há confluências e divergências entre correntes doutrinárias sobre quais são os elementos, fatores, processos e procedimentos na formação de uma cultura organizacional, mas há um ponto que todos concordam: a importância dos líderes nessa construção.

Aloco, esta explanação, temporalmente, no início da construção de um empreendimento. E questiono: qual o papel dos líderes na formação da cultura no início da corporação?

O início é um momento bastante complexo, os medos, as inseguranças, incertezas e necessidades pautam as nossas decisões. E por conta desse cenário de dificuldades muitas vezes os líderes deixam de olhar para esse ponto crucial, que é a formação da cultura.

Conversando com um empresário em início de carreira ele me dizia: “Othon, não vou me preocupar com isso agora. Quando minha empresa crescer eu cuido disso”. Aparentemente o raciocínio faz sentido, não é mesmo? Afinal, quem é empreendedor sabe que tem que matar um leão por dia e as prioridades vão nos afastando do ideal.

Mas esse pensamento é o caminho mais rápido para não prosperar. Por um simples motivo, ele não tem escolha se quer ou não construir uma cultura. A cultura será construída de todo jeito. O que se pode escolher é se você quer uma cultura de sucesso e alto desempenho ou de fracasso e estagnação. Quando não se cuida desde o início as chances de fracassar aumentam. É exatamente uma cultura forte, de sucesso e alto desempenho, que pode fazer seu empreendimento prosperar, aliás nos dias de hoje, que tanto se fala sobre diferencial competitivo, é a cultura a maior fonte do famoso diferencial competitivo.

Imaginem, caros leitores, se esse pensamento fosse aplicado à educação dos nossos filhos. “Ah, quando ele tiver com 18 anos começo a educa-lo”. Qual seria o resultado? Lógico que as necessidades educacionais de uma criança de 3 anos são distintas das de um adolescente, mas atentem que a educação estará presente desde o início da vida. Também é assim com a cultura de uma empresa é fundamental prestar atenção e criar desde o início uma cultura voltada para o sucesso. Aplique os ensinamentos dessa aula à realidade do seu empreendimento e veja o que precisa ser feito para construir o caminho até o sucesso.

A importância dos Líderes

Os valores e crenças dos líderes são determinantes na construção de uma cultura de sucesso, afinal são os timoneiros que guiam e criam as regras do ambiente. E isso traz uma responsabilidade extra aos líderes que precisam ser a personificação da cultura da sua empresa, por isso não adianta ter valores incríveis escritos no papel e propagados em um site se aquilo não for realidade. O tempo do faça o que eu digo e não faça o que eu faço, acabou. É fundamental que os líderes utilizem o poder do exemplo para criar um clima organizacional em consonância com as aspirações dos valores que defendem e com isso criem comportamentos humanos que sejam proveitosos, rentáveis e edificantes. É, portanto, umbilical a relação do comportamento dos líderes com a formação da cultura organizacional.

Transformando sonhos em realidade

Fazendo uma análise fria e calculista da lista FORTUNE 500, das maiores empresas do mundo, é possível chegar a uma conclusão que é logica, mas muitas vezes foge a nossa observação: Todas essas empresas já foram sonhos.

 Sonhos de empreendedores que decidiram sair da zona de conforto, que ousaram enfrentar as adversidades para transformar seus sonhos em realidade. Tudo passa pela capacidade de acreditar e de pagar o preço que o sucesso exige. Você também pode construir uma empresa que um dia esteja nessa seleta lista. Onde está escrito que não?  Vá em frente, mesmo quando o mundo te empurrar para trás.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Othon Gama

Escritor, palestrante, empresário e advogado. É Fundador da Escola da Cidadania que atua no setor educacional ensinando a Constituição Federal, Direitos Humanos e Ciência Política para crianças e jovens e da Life Academy Brasil que atua na promoção do emagrecimento e da qualidade de vida através de cursos, treinamentos e coaching. Foi gestor de duas entidades sociais, a Funecap e a Fundação Otacílio Gama que atendem juntas milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Escreveu o Best-seller COMO MUDAR HÁBITOS e ministra palestras e workshops no Brasil e exterior.

[contact-form-7 id="6666" title="RD Newsletter"]