Empreendedorismo

Os gigantes do empreendedorismo brasileiro, por Alice Salvo

20/01/2016 • por Alice Salvo Sosnowski

Aqui no meuSucesso.com já contamos a história de alguns destes grandes nomes que merecem estar no hall dos destaques

Vários pensadores definem o empreendedor como um realizador, capaz de enfrentar obstáculos e superar dificuldades para mudar a realidade. Mesmo quando não têm êxito, eles não desistem e recomeçam. 

Durante toda a história da humanidade nos deparamos com indivíduos assim. Dos navegadores desbravadores de novos mundos aos aclamados empresários que ocupam as capas das revistas de negócios. Ao conhecer histórias de superação e sucesso somos inspirados a também realizar e empreender. 

Há algum tempo assisti a um documentário muito interessante mostrando os pioneiros do empreendedorismo nos Estados Unidos. Homens como John D. Rockfeller, Henry Ford e J.P. Morgan que construíram a base da sociedade ocidental moderna. Denominado Os Gigantes da Indústria em português, e produzido pelo History Channel, o documentário conta a história do pioneiro "Commodore" Cornelius Vanderbilt, o magnata do transporte e um dos primeiros a acreditar que os trens iriam impulsionar o transporte de pessoas e mercadorias pelo país. 

Em seguida, apresenta a trajetória de um dos homens mais ricos do mundo, John D. Rockefeller, o magnata do aço Andrew Carnegie, o banqueiro JP Morgan, Henry Ford, o criador do primeiro automóvel acessível às massas. Os Estados Unidos e o mundo não seriam os mesmos sem estes cinco empreendedores criaram as bases da sociedade tal qual a conhecemos. 

Inspirada por eles, fui buscar a trajetória dos primeiros empreendedores brasileiros e encontrei nomes que me encheram de satisfação. Um dos principais é Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, reconhecido como uns dos primeiros grandes empreendedores do Brasil. Além dele, destaco o Conde Francesco Matarazzo, símbolo da elite industrial paulista; Amador Aguiar, o fundador do Bradesco; José Ermirio de Moraes, responsável pela Sociedade Anônima Votorantim; Valentim dos Santos Diniz, fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar; Rolim Amaro, que transformou a TAM numa das maiores companhias aéreas do Brasil. 

Aqui no meuSucesso.com já contamos a história de alguns destes grandes empreendedores que merecem estar no hall dos destaques brasileiros, como Ozires Silva, o fundador e primeiro presidente da Embraer responsável por desenvolver a indústria aeronáutica brasileira, Flavio Augusto da Silva, empreendedor serial, fundador da Wise Up, que acabou de recomprar a empresa em uma transação surpreendente. E também Carlos Wizard Martins, que criou o Grupo Multi, vendido em 2013 pelo valor de R$ 1,9 bilhão. Caito Maia, Deusmar Queirós, Sofia Esteves, Robinson Shiba, Elói D´Ávila e muitos outros também fazem parte deste grupo. 

Percebo que a nossa missão ainda nem começou. Temos muito trabalho pela frente para trazer cada vez mais histórias inspiradoras de empreendedores que moldaram o mundo e a forma como vivemos, trabalhamos, nos alimentamos, nos divertimos. E vc? Tem algum empreendedor para indicar? Escreva nos comentários que terei prazer em acompanhar! ;-) 

Comentários

Quem escreve

Alice Salvo Sosnowski

Líder de Conteúdo em meuSucesso.com

Jornalista, empreendedora e mentora de empresas e startups. Líder de Conteúdo na plataforma meuSucesso.com. Criou há seis anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar profissionais a inovar e descobrir seu potencial empreendedor.