Empreendedorismo

Por que empreender está na moda?

1/10/2015 • por meuSucesso .com

Maior acesso a informações tem fomentado novo cenário

O Brasil é, cada vez mais, um país empreendedor. Atualmente com quase 8 milhões de empresas, o país viu o número de empreendedores aumentar 165% em cinco anos. E não se trata apenas de quantidade.

De acordo com o Sebrae, há 10 anos, metade dos negócios fechava as portas antes de completar dois anos de atividade. Hoje em dia, esse número caiu 50% e, de cada cem novas empresas, 76 superam esse período inicial.

Tudo isso, em parte, é fruto do crescimento do nível dos empreendedores brasileiros. Hoje, mais de metade daqueles que abriram seu próprio negócio tem pelo menos o Ensino Médio completo, quando, em 2003, apenas 29% tinham.

Outro fator importante é o maior número de pessoas compartilhando conhecimento. A internet tem facilitado muito o acesso a informações essenciais para a criação, gestão e expansão de negócios. 

Além disso, a grande rede tem viabilizado a troca de experiências e conhecimentos entre empreendedores experientes e  iniciantes. O Geração de Valor é um exemplo disso. 

Sede de vitória

Engana-se quem acha que abrir seu próprio negócio é uma questão apenas de "última opção", como se costumava difundir no Brasil. Hoje, de cada dez empresas abertas, sete são por oportunidade e não por necessidade.

Com o advento da internet, houve um fortalecimento do movimento das startups brasileiras, e aceleradoras e incubadoras surgem a cada dia para dar um impulso no mercado. 

É importante salientar, ainda, o papel do investimento anjo, que tem auxiliado não só com financiamento, mas também mentoria.

Empreender é a solução

Não é raro encontrar profissionais experientes que, depois de anos em empresas, são demitidos e se encontram sem saber o que fazer. Para muitos deles, o negócio próprio se torna uma saída que, no futuro, acaba se provando uma escolha fantástica. "A demissão pode ser a chave para o próprio processo de desenvolvimento de um profissional", diz Alfredo Castro, diretor-sócio da MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial. 

Sair da zona de conforto pode ser o pontapé inicial que faltava para o empreendedor, e esse é o momento certo para inovar.

E você: o que está fazendo por sua vida?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários

Leia também