Entenda alguns fatores pelos quais essa startup financeira tem crescido


Recordando bem, você já ouviu alguém dizer que ama uma empresa do setor financeiro? Provavelmente, não. Mas já ouviu muita gente reclamando de banco, de financeira, de cartão de crédito. Mas uma empresa brasileira resolveu entrar no mercado para romper com isso. E está conseguindo. É a Nubank. 

A empresa foi fundada pelo colombiano David Veléz. Dono de uma carreira invejável no mercado financeiro, com passagens pelo Goldman Sachs, Morgan Stanley e o fundo de investimentos Sequoia, identificou uma oportunidade e resolveu apostar nela: oferecer ao público brasileiro uma maneira simples e eficiente de ter acesso a um cartão de crédito.

“A ideia começou quando me mudei para o Brasil e queria abrir uma conta no banco. Fui a uma agência e tive uma experiência horrível. Para começar, tive que deixar meu telefone e minha mala em um armário. Depois, passei pela porta giratória e fiquei travado lá dentro. Após passar pela porta, demorei meia hora para falar com o gerente que, por sua vez, pediu diversas vias de documentos. Creio que este foi o ponto inicial: vivenciar a burocracia de abrir uma conta em um banco”, disse em entrevista ao Gizmodo.

Com base nisso, colocou em prática, em 2013, a ideia que está conquistando mais que clientes, mas fãs evangelizadores.

Aqui, alguns fatores que justificam o sucesso da startup:

Simplicidade

A empresa não aprova todos os pedidos de cadastro e é bastante criteriosa nessa concessão. Segundos os fundadores, é uma maneira de evitar inadimplência e, assim, garantir o baixo custo para os clientes ativos. Existe uma lista de espera e, para alguns usuários, pode de fato ser um tanto longa. Superada essa fase, no entanto, o processo todo é muito simples e realizado através do aplicativo do serviço para celular. Esqueça as fotocópias, as várias idas ao banco, a espera pelo gerente. 

A mesma lógica é aplicada no dia a dia, quando se busca qualquer atendimento do SAC da empresa. Os atendentes são simpáticos, altamente treinados e resolvem tudo com agilidade.

Transparência

O contrato do cartão Nubank é extremamente enxuto, para que os usuário não deixe de ler seus direitos e deveres. Todas as obrigações de ambos os lados cabem em uma ou duas páginas. Na comunicação cotidiana com o cliente, tudo é muito claro, também. Taxas de juros, prazos, limites. Tudo isso é ressaltado de maneira bem direta.

Solução para problemas

A essência de todo negócio de sucesso é sua capacidade de resolver problemas. O mercado financeiro brasileiro é hostil e costuma ser visto pelo público como um “mal necessário”. O Nubank tem mudado essa percepção, buscando um posicionamento mais amigável. Ao melhorar essa relação, ocupa um espaço vazio deixado pelos bancos tradicionais e há muito tempo desejado pelos clientes.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.