Finanças

6 dicas matadoras de finanças empresarias para você aplicar agora

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Saiba como evitar problemas e definir as melhores estratégias

O conceito diz que finança é o conjunto de capital disponível que será usado em transações com circulação de dinheiro. Muitos empreendedores, porém, têm dúvidas sobre quais as melhores maneiras de cuidar de suas finanças empresariais. E isso pode representar um entrave sério ao crescimento de um negócio. Como resolver, então, esse problema?

Na hora de abrir o próprio negócio, os empreendedores pecam ao não darem a devida atenção às finanças a longo prazo, por exemplo. E aí, no decorrer dos anos, eles percebem que falta dinheiro, mas não sabem os motivos dessa falha.

Destacamos seis dicas para você aplicar a partir de agora e garantir a saúde das finanças de sua empresa. Confira

Aprimore o orçamento financeiro

Uma gestão financeira eficiente carece de um conhecimento profundo da economia da organização. Para isso, melhore a qualidade e quantidade de informações que estão presentes no planejamento financeiro. Quanto mais detalhado, melhor o orçamento irá ajudar a alcançar os objetivos da empresa. Além disso, para o fundador da Magenta Financial Training, Nigel Wyatt, pensar no orçamento como sendo fundamentalmente um plano proporciona uma abordagem diferente à medida que ele é elaborado.

Separe o empresarial do pessoal

Um dos principais erros na administração financeira de uma corporação é quando se misturam as finanças pessoais com as do negócio. “Confundir as despesas que são da operação da empresa com despesas pessoais dos sócios cria uma nuvem de fumaça que dificulta entender o que está acontecendo na companhia, complica gravemente a formação de custo e gera uma série de desconfortos entre sócios, podendo até mesmo comprometer a sociedade", comenta Ladmir Carvalho, fundador e gestor financeiro da Alterdata Software.

Invista em capacitação

Um empreendedor que não entende como funcionam finanças corporativas nem capacita sua equipe para tanto está trilhando um caminho perigoso. Não é preciso ser um profissional da área, mas ter um conhecimento básico do funcionamento do setor financeiro da sua empresa é imprescindível para não deixar que se perca o controle. Você precisa investir em cursos presenciais ou online que ajudem a melhorar seus conhecimentos em finanças.

Contrate ajuda de um profissional

Se você não tem conhecimentos aprofundados da área, a melhor alternativa é contratar um profissional para ajudar com as contas da empresa. E faça isso o mais rápido possível, antes que um desastre econômico de grandes proporções se estabeleça na organização. A contratação de alguém para essa função específica, inclusive, é o melhor caminho quando a empresa estiver crescendo, já que você, enquanto empreendedor, vai ter que se preocupar com outras questões do negócio também.

Mantenha um controle periódico

O orçamento financeiro de uma empresa, geralmente, é feito em base anual. Porém, um grande erro é esperar esse mesmo espaço de tempo para corrigir as falhas que apareceram durante a execução do planejamento. Estabeleça períodos menores para averiguar os resultados e, se encontrar problemas, resolva-os antes da próxima reunião para desenvolvimento do novo orçamento.

Adote a prevenção como prática

Na hora de planejar o orçamento do ano, esteja sempre preparado para o pior. Como a previsão da economia externa é incerta, as mudanças podem - e vão - afetar a sua empresa. O desafio é sempre ter em mente que desastres acontecem e separar um capital para as emergências do dia a dia.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários