Empreendedorismo

Quando procurar um mentor para ajudar no negócio

14/08/2015 • por meuSucesso .com

Apoio de profissional mais experiente pode ser decisivo

Quem não gostaria de encontrar um gênio da lâmpada e pedir que todos aqueles problemas que surgem diariamente sejam resolvidos em um passe de mágica? Dar o primeiro passo no mundo dos negócios nem sempre é tão fácil e os desafios que surgem ao longo do caminho vão se tornando cada vez mais complexos e difíceis de solucionar. 

Quando o empreendedor tem que tomar decisões importantes para o rumo de seus negócios, é normal que busquem ajuda e peçam a opinião de quem tem conhecimento e já tenha passado por experiência semelhante. Esse processo, diversas vezes praticado de maneira informal, é conhecido como mentoria. O mentor pode até não ser um gênio da lâmpada. Mas, muito provavelmente, vai ser respostas para muitas das perguntas que você vai encontrar ao longo de sua jornada.

Os mentores podem ajudar a fazer as melhores decisões e levar os negócios ao caminho certo. "O objetivo do mentor é provocar questionamentos, contribuir com novas perspectivas e expertise, além de compartilhar informações relevantes sobre o mercado e evitar que os novos empreendedores cometam os mesmos erros cometidos por eles no passado", explica Fernanda Santos, do Startupi, à Exame.

O trabalho do mentor pode auxiliar o empreendedor em variados momentos do desenvolvimento de seu negócio, desde a formulação até o desenvolvimento. A mentoria pode ser uma boa ferramenta para tirar os projetos do papel e colocá-los em prática, assim como descobrir se sua ideia pode ou não ter sucesso no mercado.  

Além disso, vale destacar que, por sua experiência profissional, o mentor acaba se tornando também muito importante para gerar oportunidades de networking. "Os mentores também aprendem com os novos empreendedores e podem avaliar o mercado para saber das novas tendências e muitas vezes localizam empresas para investir ou virar sócio", destaca Fernanda.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários