Festival de Rock incendeia o RJ e traz grandes inovações. RIR é puro empreendedorismo.


Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina. Desde sua primeira edição é reconhecido como um dos maiores, senão o maior festival musical do planeta. O evento repercutiu mundialmente e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do Brasil, em Portugal.

Desde então, ao todo de suas 19 edições, sete delas foram no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. Neste ano, a cidade do Rio de Janeiro recebe, pela oitava vez, o gigantesco festival, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 03, 04, 05 e 06 de outubro de 2019.

História do Rock in Rio

Em 1985 o Brasil estava passando pelo fim do regime militar. Foi quando o país caminhava rumo à democracia que Roberto Medina teve a ideia de criar o festival e como todo – ou quase todo – empreendedor, levou muitos nãos até seu primeiro sim.

Foi a primeira vez que um país da América do Sul sediava um evento musical desse porte. O primeiro Rock in Rio foi no Rio de Janeiro, durou 10 dias e levou cerca de 1,8 milhão de pessoas ao delírio.

Desde 1985 quase 10 milhões de pessoas já assistiram a cerca de dois mil artistas. É muita história pra contar. Ou seja, em toda essa linha do tempo, muitas evoluções marcaram o Rock in Rio, desde o tamanho até o que é oferecido ao público durante os dias de evento.

Tudo que envolve o RIR é gigante: a estrutura monumental que é montada a cada nova versão do festival, os ingressos que se esgotam em horas e os nomes de peso mundial são algumas das coisas que caracterizam o sucesso desse espetáculo. Apesar da solidez, erguer um festival com essas proporções é um desafio enorme para a sua organização.

E edição de 2019 terá 17 espaços de atrações, ou seja, seis a mais do que em 2017. Além disso, são 385 mil m² ocupados, 60 mil m² a mais em relação à última edição. Ao todo, o festival apresentará mais de 350 opções de música e entretenimento.

Rock in Rio Academy – live case

O Rock in Rio é uma grande plataforma de experiências e tem desdobrado esse potencial a cada edição por meio da entrega de conteúdos diferenciados e inéditos. O sucesso do RIR não é por acaso, sempre buscando trazer inovação e, há alguns anos, mergulhou de vez no empreendedorismo, quando trouxe o Rock in Rio Academy.

O Rock in Rio Academy by HSM, já em sua quarta edição, sendo duas no Brasil e duas em Portugal, mostra como a organização compartilha sua filosofia, práticas e cultura empresarial. Isso tudo torna a marca referência no Brasil e no mundo. Neste ano, vão compartilhar com os ‘alunos’ o modelo de gestão do próprio Rock in Rio para “liderar o presente a partir do futuro”.

O curso, que acontece simultaneamente ao evento, é voltado para executivos, líderes e empreendedores de todas as áreas. O live case é uma metodologia que permite que ao participante vivenciar o case na prática, ou seja, no ambiente em que ele acontece, com as pessoas que o tornam realidade: ao vivo, interativo e real.

Além da experiência de aprendizagem imersiva, o Academy 2019 se guiará por três eixos principais:

  • Como construir um modelo de negócio centrado na experiência dos clientes;
  • Como construir o futuro com equipes de alta performance;
  • Como liderança e propósito fazem um negócio prosperar. 

Mais do que isso, o RIR Academy vai ter palestras dos principais executivos da empresa e de seu fundador, além de um tour pelo evento comandado pelo próprio Roberto Medina.

Experiência NAVE

O Rock in Rio é muito mais que música e está sempre inserido nas tendências do mercado. O festival é todo pensado e desenvolvido a fim de proporcionar experiências incríveis aos seus participantes. Uma dessas oportunidades, é o espaço NAVE, que chega para promover sustentabilidade. Em parceria com a Natura, Roberto Medina e a empreendedora social Denise Chaer, desenvolveram a NAVE – nosso futuro é agora.

Trata-se de uma instalação imersiva, lúdica e sensorial, que se utiliza de projeções, cenografia física e virtual, efeitos sonoros e olfativos. Tudo isso para despertar uma sensibilização no público em relação ao seu papel na transformação da sociedade.

A atração montada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, reúne em sessões de 14 minutos,  arte, música, estímulos sensoriais, efeitos cenográficos, tecnologia e 5.000 m² de projeções interativas em telas.

Dicas para quem trabalha com eventos

Pensar, desenvolver, criar e organizar um evento grandioso, é tarefa de gente grande. Requer muitos cuidados, sob muitos aspectos! Apesar disso, nada garante que as coisas vão sair como planejado no papel, com meses, até anos de antecedência. Por isso, se você é dessa área ou pretende entrar nela, anote algumas dicas que são importantes para a execução de um evento.

  1. Planeje, estabeleça metas e trace objetivos;
  2. Imprevistos acontecem, esteja pronto para solucionar no menor tempo e da melhor forma. Isso fará a diferença;
  3. Proporcione a melhor experiência possível para o seu cliente;
  4. Busque parcerias que proporcionem boas experiências para o seu público;
  5. Sua marca precisa estar em evidência em tudo que cerca o evento. Quem não é visto, não é lembrado;
  6. Seu evento tem que ter um conceito que vá de encontro com a sua marca;
  7. Crie produtos que levem a marca do evento;
  8. Ouça o público, pesquise o que eles querem ver no evento;
  9. Inove. Aposte na tecnologia;
  10. Busque bons fornecedores. Calcule e respeite seu orçamento!

Agora que já entrou no clima, é só curtir o Rock in Rio. Se ficou com vontade de aprender mais, o meuSucesso.com tem um estudo de caso que tem tudo a ver com o RIR, o empreendedor Caito Maia, que foi guitarrista e vocalista de uma banda chamada Las Ticas Tienen Fuego, utilizou-se muito da sua experiência com a música para dar vida a Chilli Beans, inclusive, a marca já patrocinou o evento em 2017, quando fez uma capela para a celebração de casamentos durante o Rock in Rio.

Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso