Empreendedorismo

Saiba o que fazer para trabalhar numa startup

13/02/2015 • por meuSucesso .com

Esqueça o metodismo das grandes corporações. Em startups, todo mundo faz de um tudo

Geralmente, quando se fala em startups, o foco são sempre os empreendedores. E o motivo é óbvio: quase sempre, eles, e somente eles, são toda a empresa. Os desafios de pensar, esboçar, construir e consolidar um negócio são sempre assunto mais presentes no chamado meio "startupeiro". Mas um tema que começa a chamar atenção é o de oportunidade de trabalho nesse setor. Sim, startups também são geradoras de empregos e atuar em uma pode ser uma grande oportunidade.

Se você está em busca de uma colocação profissional, uma startup pode, sim, ser uma alternativa. Mas, antes de tudo, analise bem o tipo de empresa e se uma companhia nesse estágio, realmente, atende aos seus anseios. Saiba que empresas pequenas têm times enxutos. Por isso mesmo, todo mundo faz de um tudo e você também precisará fazer. Esqueça o metodismo das grandes corporações.

Por outro lado, é muito mais fácil conseguir flexibilidade em uma startup, nos mais variados aspectos, do dress code aos horários, dependendo do tipo de mercado em que ela se encaixar.

Abaixo, confira algumas dicas de como conseguir uma oportunidade em uma startup:

Eventos

Participar de eventos voltados para startups pode ser uma ótima maneira de conhecer oportunidades. Lá estão sempre muitos empreendedores e em alguns casos há espaços dedicados somente ao assunto de mão de obra. Além do mais, você pode fazer até mesmo contatos de negócios, que não sejam necessariamente para uma relação empregado/empregador.

Procure os investidores

Às vezes, buscar uma oportunidade de emprego junto aos investidores pode ser a maneira mais objetivo de conseguir uma colocação em uma startup. Como os fundos de investimentos, geralmente, têm capital em diferentes empreendimentos, eles podem ter uma visão mais ampla das vagas disponíveis e direcionar você para a oportunidade mais apropriada ao seu perfil.

Procure os empreendedores

Tentar um contato direto com os empreendedores responsáveis pela startup também pode ser eficiente. Eles geralmente são acessíveis e, embora sempre muito ocupados, vão receber você, se estiverem em busca de colaboradores. Num diálogo franco e direto com quem está à frente do negócio, pode ser mais fácil de você ter uma visão clara do que a vaga oferece e, ao mesmo tempo, informar como você pode contribuir para a empresa.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também