O vinho possui toda uma mística por traz de sua história e significado, as startups também que está mais relacionado ao fato de ser a linha tênue entre sonho e realização


Era aquele sábado finalzinho de tarde, a temperatura estava agradável do ponto que você pode estar com um leve casaco ou uma camiseta, o restinho sol vai batendo na janela e você sabe que ainda tem muito pela frente. A deliciosa pergunta vem – O que eu gostaria de fazer?

Lembrei da indicação de um documentário sobre vinho muito bom que havia recebido e pensei, pode ser uma ótima alternativa. (Somm é o nome dele e tem no Netflix.)

Logo, no início você já sabe que vem coisa boa por aí, o quanto eles destacam o fascinante mundo do vinho que viria… Para quem gosta muito, para quem simplesmente aprecia e até para quem não curte a bebida, o documentário é maravilhoso pela ideia central – o vinho realmente contém uma mística, além de grandes lições que podemos levar para a vida…

Fica mais nítido ainda que quando você tem um vinho pela frente, não é apenas a bebida mas toda uma história, com rituais e inúmeras peculiaridades que fazem o momento não ser de como tomar um copo da agua… é o vinho e seu encantamento.

Isso começou a me levar a pensar – “Nossa, mas acontece algo parecido com as Startups que tanto chamam atenção das pessoas e também tem uma mística… O que é?”

Se você tem pensamentos sobre empreendedorismo esse podcast ajuda a entender um pouco mais sobre pensar e agir no assunto – A Diferença Entre Pensar E Agir Empreendedor

AS STARTUPS E O IMPOSSIVEL

Essa é a combinação que gera a mística. As Startups são pessoas que resolvem desafiar uma forma tradicional de resolver determinado problema e acreditam que existe um novo jeito, impensado, incerto, cheio de riscos e picuinhas… elas vão tentar algo inusitado.

O que chama atenção é justamente essa ideia de fazer o impossível, o que ninguém fez.

Quando pensamos em ideias que desafiaram o tempo como Uber, Waze, Tinder, Whatsapp, isso citando apenas as mais conhecidas é claro, percebemos que elas desafiaram o que era comum, e normalmente acreditamos que isso é impossível. Até alguém fazer.

Convenhamos, nada de fato é… Cada vez mais tem loucos provando que há um jeito… E isso cria a mística.

“O IMPOSSÍVEL É O NOME QUE ALGUMAS PESSOAS DERAM PARA OS SONHOS QUE NÃO TIVERAM OUSADIA DE CORRER ATRÁS”

PORQUE CADA VEZ MAIS PESSOAS QUEREM ISSO?

Ora, pense no último projeto ousado que você fez, que as pessoas não acreditavam tanto, ou sabiam que seria difícil fazer, mas ao mesmo tempo seria incrível. Esse tipo de atividade nos envolve e abraça como uma avó com saudade. E no final é gostoso que só.

A verdade é que esses negócios impossíveis são cobertos de significado, passam a ser missões de vida e alma que precisam ser feitas para ajudar as pessoas e provar que sim – existe um jeito.

Vencer o impossível é uma sensação deliciosa, até quando não é com você. Quando escutamos essas histórias maravilhosas de alguém que conseguiu, sempre acabamos aproveitando um pouquinho dessa sensação, quase como passar o dedo no resto de cobertura de bolo que ficou na panela.

É ótimo quando você utiliza o máximo do seu talento em algo que realmente é um desafio… E essa é a mística das Startups que traz cada vez mais pessoas para esse mundo que o Chorão do Charlie Brown Junior já definiu:

O IMPOSSÍVEL É APENAS QUESTÃO DE OPINIÃO.

Este vídeo complementa o artigo:

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Bruno Perin

Bruno Perin, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups. Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group, é referência marcante da nova geração no marketing, sendo responsável por várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12. Com experiências em palestras nacionais e internacionais, é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país. Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z. É o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil e um dos maiores incentivadores atualmente.