Gestão

A importância de utilizar um contrato de prestação de serviços

22/10/2015 • por meuSucesso .com

Ao contrário do que se costuma pensar, esse instrumento não é algo tão complexo

Se você é empreendedor e nunca teve problemas com clientes ou parceiros que não honraram compromissos assumidos, pode esperar, que um dia isso vai acontecer. Serviços diferentes dos contratados, falhas em produtos, falta de pagamento. Esses são só alguns dos transtornos que mais cedo ou mais tarde afligem quem toca um negócio. Não há como fugir deles. 

Mas existem maneiras de minimizar os efeitos desses problemas e conseguir maior segurança nas relações com fornecedores e clientes. Utilizar um contrato de prestação de serviços é uma delas. Esse instrumento traz garantias a ambas as partes ao estabelecer direitos e deveres de todos os envolvidos e, principalmente, por ser um registro com validade jurídica sobre o que foi estabelecido.

Ao contrário do que se costuma pensar, um contrato de prestação de serviços não é algo tão complexo. Na verdade, sua complexidade vai depender sempre da natureza do que for contratado. Mas, até para evitar brechas, ele deve ser o mais simples possível. É importante, no entanto, a assessoria de um profissional da área jurídica, para evitar, por exemplo, cláusulas que possam ser contestadas no futuro e acabem provocando uma situação de insegurança jurídica.

Lembre-se também de que o contrato não é um instrumento para você criar condições favoráveis a você, em detrimento dos interesses dos seus parceiros. A redação desse tipo de documento deve ser orientada pelo bem comum de ambas as partes e assegurar garantias e estabelecer os direitos e deveres de todos os envolvidos.

Outro aspecto que precisa ser considerado também é que a confiança é um elemento chave em qualquer relação. Nos negócios, não pode ser diferente. Por isso, chegar com um contrato de prestação de serviços para um parceiro antes de tratar com ele assuntos mais básicos e buscar uma aproximação, pode acabar prejudicando o acordo. Tudo deve ter sua hora.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários