Gestão

Atendimento diferenciado: como começar o ano arrebentando

23/12/2015 • por meuSucesso .com

Você precisa tornar as práticas do bom atendimento regras

Um bom atendimento pode fazer toda a diferença para um negócio. O público contemporâneo é cada vez mais exigente e muitas vezes toma uma decisão de compra muito mais pela forma como é tratado do que pelo preço ou mesmo a qualidade do produto. Como você pode, então, desenvolver na sua equipe o hábito de atender bem, com excelência?

Reunimos abaixo quatro dicas que vão ajudar você nessa tarefa:

Crie uma cultura de bom atendimento

Você precisa tornar as práticas do bom atendimento regras, fazer com que sejam absorvidas como hábitos por sua equipe: sorrir, conversar com os clientes, buscar o fortalecimento da relação etc. Estar de mau humor ou preocupado com questões pessoais não dá ao atendente o direito de transferir as frustrações de seus problemas para o cliente. É preciso cultivar uma postura profissional de bom atendimento, bom humor, disponibilidade, e empatia com o outro.

Fuja do script formal

Acolha seu cliente. Para conseguir fazê-lo se sentir bem recebido e atendido é preciso, antes de tudo, não agir de forma robótica. Oferecer um atendimento personalizado, portanto, é uma forma de mostrar acolhimento e atenção, e preparar o terreno para a demonstração do serviço/produto que você ofertará.

Entenda o que seu cliente quer

É de suma importância realizar pesquisas de mercado e, principalmente, na hora do atendimento, conversar diretamente com os clientes de forma franca e genuína, para conseguir entender o que ele quer e precisa. No longo prazo, isso pode oferecer uma base de informações extremamente poderosa.

Encante

Um caso comum de surpresa positiva é quando, ao não fechar uma venda, o atendente ou vendedor continua a interação com o cliente sem demonstrar frustração. É revigorante para quem está sendo atendido e estimula a volta do consumidor. Pequenas gentilezas como indicar outro local para conseguir o que deseja, acompanhar o cliente até a porta (mesmo quando ele não compra nada), permanecer positivo e agradável também quando a venda não foi fechada, entre outras, são formas de demonstrar interesse genuíno no cliente, e não só na possível comissão que ele representa.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários