Gestão

Como fazer a avaliação de desempenho da sua equipe

19/04/2017 • por meuSucesso .com

Para que seja eficaz, a avaliação precisa realmente levar em conta todo o trabalho do colaborador

Na gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é uma importante maneira de analisar sua equipe. Por meio dela é possível avaliar o comportamento de cada um dos funcionários, analisando sua postura e diagnosticando problemas na equipe, e assim possibilitando o desenvolvimento do seu negócio. 

Mas para que seja eficaz, a avaliação precisa realmente levar em conta todo o trabalho do colaborador, e não apenas os fatos que antecederam o dia ou o período da avaliação. "Um dos problemas do modelo atual de avaliação é que ele está focado no passado. Por isso, costuma trazer mais os fatos que ocorreram próximo à data da entrega em vez de refletir o trabalho de um ano todo – porque é o que está mais fresco na memória do gestor", explica Sofia Esteves, especialista em carreira fundadora da Cia de Talentos.

Por isso, o ideal é que a avaliação de desempenho não esteja presa a formulários ou números, e envolva uma reflexão do avaliador ou gestor responsável pela equipe. "Atribuir nota às pessoas gera competição e a ciência já comprovou que faz o avaliado se sentir como se estivesse correndo perigo", afirma Esteves.

Para avaliar sua equipe de uma forma mais dinâmica e focada no futuro do profissional,  Esteves recomenda, como referência, as perguntas usadas em uma avaliação de desempenho feita pela empresa Deloitte:

1) Se o dinheiro fosse seu, você daria o bônus máximo para essa pessoa?

2) Você gostaria de tê-la sempre na sua equipe?

3) Essa pessoa corre o risco de apresentar uma performance baixa?

4) Essa pessoa está pronta para uma promoção hoje?

A ideia é tirar da avaliação as informações que são mais relevantes, que irão "realmente levar ao crescimento das pessoas e da organização", explica Sofia Esteves. Assim, com menos burocracia, o líder terá mais condições de trabalhar no desenvolvimento de sua equipe e engajar os funcionários. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários