Gestão

Como gerir a escassez de talentos?

6/01/2016 • por meuSucesso .com

Reflita sobre o que fazer para melhorar o desemprenho de seus colaboradores

Qualquer empresa pode, em algum momento, se deparar com uma situação de escassez de recursos. Isso desde insumos básicos de produção até pessoas qualificadas para o exercício de determinadas funções. Como gerir essa escassez? Como evitá-la? Como contorná-la? Nem sempre é fácil lidar com esse tipo de situação, mas é possível desenvolver estratégias para prevê-la e minimizar perdas e danos.

Antes de tudo, faça uma avaliação geral do seu negócio e identifique quais são seus recursos disponíveis e quais são suas demandas. Mas faça isso com muita atenção, para não deixar passar nada despercebido. Por exemplo, você sabe que tempo é um recurso e dos mais importantes? Como sua equipe o tem utilizado? Será que é possível otimizá-lo?

Fazer um mapeamento de recursos é muito importante para você ter sob controle tudo aquilo de que sua empresa precisa para funcionar e gerar resultados. Com dados muito claros sobre o que você tem à disposição, o que há em excesso e o que falta, é possível planejar compras, contratações, estoque etc.

O principal gargalo para as empresas, no que diz respeito a escassez de recursos, é a indisponibilidade repentina no mercado. Catástrofes naturais, crises econômicas, instabilidades políticas, tudo isso pode contribuir para dificultar o acesso a certos insumos. 

Em casos como o descrito no parágrafo acima, o ideal é buscar alternativas e substituir o recurso escasso por outro que gere o mesmo efeito. Nessas situações, inovação precisa ser a palavra-chave.

E quando a escassez é de talentos?

Outro tipo de escassez que tem desesperado muitas organizações é a de profissionais qualificados. O que fazer? Nem sempre o ensino formal dá conta de formar pessoas para certas áreas. Em outros casos, mercados muito novos carecem de gente habilitada para atuar nele. 

Capacitar seus talentos e formar pessoas para sua organização deve ser o caminho. Não é à toa, por exemplo, que universidades corporativas têm ganhado cada vez mais relevância.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários