Gestão

O que é gerenciamento de projetos?

8/08/2014 • por meuSucesso .com

Entenda os conceitos e definições e saiba como aplicar no dia a dia de sua empresa

Provavelmente, sua empresa tem rotinas que, mesmo que não tenham sido elaboradas e implementadas metodicamente, estabeleceram-se com a prática do dia a dia. São aquelas atividades rotineiras que – faça chuva, faça sol – têm que ser realizadas. Mas, e quando surge algo fora do script ordinário, uma demanda específica? Nesse caso, você poderá estar diante de um projeto. E aí, saber gerenciá-lo bem será fundamental. Tanto para que ele seja bem executado quanto para evitar que o cotidiano da organização não seja afetado.

Antes de tudo, vamos à definição: o que é gerenciamento de projetos? “Nada mais é do que uma técnica e um modelo que serve para você administrar projetos. E o que é um projeto? O projeto nada mais é do que algo temporário e único”, ressalta Ricardo Vargas, presidente do Project Management Institute (PMI). Ele acrescenta ainda que, “talvez, a melhor forma de você entender o conceito de gerenciamento de projetos é entendê-lo através da comparação com a rotina”. 

O que é uma rotina? Uma rotina é algo que você faz repetidas vezes e, por repetir daquela forma, você se torna mais rápido, mais hábil, mais preciso etc. O projeto é aquilo que você não faz todo dia, é aquilo que você não tem habilidade específica e, por isso, precisa de um esforço gerencial diferenciado”, explica Ricardo.

“Você precisa trabalhar de uma forma diferente, você precisa entender os riscos, o escopo, os prazos. Gerenciamento de projetos uma disciplina onde as melhores práticas pra que você administre bem seus projetos são estabelecidas”, complementa o especialista.

Ricardo acrescenta ainda que as empresas atualmente têm mais foco em projetos do que em rotinas, mesmo que às vezes não percebam isso. “Então, essa atividade é crucial pra que ela (a empresa) consiga administrar seus novos empreendimentos. A importância dessa atividade para as empresas é permitir que elas alcancem um novo patamar de competividade através da inovação. E a única forma de você implementar a inovação é através de projetos”, afirma.

Para auxiliar nesse trabalho, existem hoje diversas ferramentas de gerenciamento de projetos que podem ser bastante úteis. Estudar o assunto também é muito importante. O livro Pmbok (Project Management Body of Knowledge), por exemplo, apresenta um conjunto de práticas relacionadas ao tema e é a base central do conhecimento que norteia o trabalho do Project Management Institute, responsável pela elaboração da obra.

Comentários