Muito se fala sobre a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e a sua importância para o futuro dos negócios. Mas do que se trata, realmente, esse conceito, e qual seu impacto na vida dos empreendedores?
Não é nada complicado: a IoT é a ideia de adicionar inteligência e sensores a objetos do dia-a-dia, permitindo que eles se comuniquem entre si e interajam com seres humanos. Imagine o conceito em uma casa, por exemplo: um sistema de lâmpadas que pode ser programado para ser ativado, desligado e ajustado de acordo com as necessidades de luz; eletrodomésticos como geladeira e máquina de lavar que reconhecem quando novos produtos precisam ser comprados; aparelhos de ar condicionado que podem ser ativados de forma remota, entre dezenas de outras possibilidades.
É uma tecnologia que já está sendo aplicada em diversas áreas da economia, da manufatura, saúde e varejo à cidades inteligentes. Até parece ficção científica, mas já é real. De acordo com estudos, em 2020 o mundo já contará com 50 bilhões de dispositivos conectados, o que deverá movimentar cerca de 1,7 trilhão de dólares.
Para o empreendedor, logo fica claro como o IoT pode impactar o mercado na forma de comprar e consumir coisas. A Internet das Coisas é um mercado novo, com muito potencial de crescimento, e extremamente propício para a inovação. Sua demanda só deve crescer nos próximos anos, e os dispositivos IoT já estão sendo incorporados nos segmentos mais diversos do mercado.
E foi pensando na relevância da IoT que o meuSucesso.com produziu uma série especialmente sobre essa nova tendência de tecnologia e do mercado. Gravada no Vale do Silício, "Trends" traz insights sobre o tema com os maiores especialistas do mercado.
Com cinco episódios, o conceito de "Trends" é baseado em cinco tendências: Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Carros sem motoristas (self driving cars), Internet das Coisas.
Confira o teaser dessa nova série!
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.