Análise de dados na Era de resultados urgentes: entenda as diferenças entre Small Data e Big Data e saiba por que isso impacta na sua relação com o cliente.


Já parou para refletir que até o posicionamento de marca da sua empresa pode ser criado de acordo com o que seu público precisa? Provavelmente, você já ouviu a expressão Big Data em algum lugar, seja na TV, vindo da sua equipe ou de alguém próximo que tinha alguma familiaridade com o uso de dados em organizações.

Pois está na hora de entender o que significa, qual a sua aplicabilidade e importância, e colocar em prática desde já, porque a partir dessa estratégia de coleta de informações outras ramificações estão surgindo. É o caso da Small Data.

Isso mesmo! Ainda que seja uma novidade, algumas empresas já estão adequando a forma como processam as informações, fazendo com que a entrega do seu cliente seja mais qualificada e, claro, satisfatória.

Continue sua leitura e entenda as diferenças entre Big Data e Small Data e suas respectivas importâncias.

O que é Big Data?

A Big Data é um conceito relativamente novo, mas sua origem provém dos data centers dos anos 60 e 70, vindo a ganhar força novamente em 1997, para dar nomenclatura aos volumes altos e de rápido crescimento com a popularização da internet e dispositivos tecnológicos.

Assim, o Big Data evoluiu, tornando possível a análise e interpretação de grandes volumes de dados variados. Para obter essas informações, são necessárias soluções específicas que permitam aos profissionais de TI trabalhar com dados não estruturados com grande velocidade.

Já sei… você deve estar se perguntando o que são dados não estruturados: são referências que não têm uma relação entre si ou estrutura definida.
Portanto, o Big Data é um conceito que trabalha com análise de grande volume de dados gerados por consumidores online, com foco em quantidade e não em qualidade, não estando aptos a serem transformados efetivamente em informações úteis que auxiliem diretamente na gestão de uma empresa.

A prática de coletar e armazenar dados é antiga e, no início dos anos 2000, o termo ganhou uma nova estrutura embasada em 3 Vs. 

  1. Volume:  Se refere às informações geradas dentro e fora da empresa a partir de fontes distintas;
  2. Velocidade: Significa que o processamento das informações deve ser feito de forma ágil para que o gestor obtenha tudo em tempo real;
  3. Variedade: São os formatos da geração de dados que podem ser estruturados ou não. Quanto maior o volume, maiores são as chances de adquirir informações úteis para transformá-las em insights.

O que é Small Data?

Até 2025, 70% das organizações mudarão seu foco de Big Data para pesquisas de dados mais abrangentes, conhecidas como small data.
Fonte: Convergência Digital/ Gartner

O Small Data tem por finalidade a qualificação do material coletado. O sistema filtra as informações que realmente tem significado quanto às necessidades e desejos dos clientes e consumidores potenciais.

Dessa forma, o método tem o poder de decifrar conteúdos e informações que podem ocultar dados mais relevantes para dar embasamento para a tomada de decisão dos gestores no momento do planejamento estratégico e otimizar os processos operacionais que serão executados.

Quais são as principais diferenças entre eles?

Bem, vamos por partes. A diferença entre as duas estratégias está, basicamente, na análise de dados gerados pelos consumidores online.

Essa captação de informações se tornou fundamental para gerir um negócio, pois está inteiramente relacionada à jornada do cliente, já que torna possível a aplicação de métricas e indicadores para acompanhar a evolução do serviço prestado e as estratégias aplicadas.

Mas onde entra a Big Data e a Small Data?

Bom, como já citamos, a Big Data está se subdividindo, e a Small Data é uma dessas partes. Isso significa que ambas são usadas com o mesmo olhar, porém, sob diferentes pontos de vista. Veja abaixo a definição de cada uma.

Considerando que ambos atuam em conjunto entre si, as principais diferenças estão na forma como agem.

O Big Data faz a captação e armazenamento de dados para que sejam transformados em insights, auxiliando na elaboração do mapeamento de serviços, segmentação do público, entre outros.

Já o Small Data decifra esses dados encontrando informações relevantes com uma análise comportamental do consumidor, do desenvolvimento de estratégias de comunicação etc. 

Origem das informações.

No caso do Big Data, são diversos os locais da coleta de materiais, como banco de dados, ferramentas de ERP ou CRM. Também são extraídos da nuvem, plataformas empresariais e até ambientes externos. Já o Small Data colhe dados apenas no banco da própria organização.

Volumes de dados

Aqui, o próprio nome dos formatos já os justifica: o Big Data envolve um volume enorme de dados, enquanto o Small Data trabalha com uma porção bem menor contendo informações mais pontuais.

Formato de dados

Em ambas as análises, a empresa é a responsável por determinar e garimpar os dados que deseja.

O Big Data pode lidar com dados estruturados ou não, de locais diversos, exigindo, assim, uma interpretação bastante detalhista e cuidadosa. Com dados estruturados, preparados para análise, o Small Data é uma operação muito mais dinâmica.

Interpretação dos dados

Por consequência do formato e volume dos dados obtidos nas análises, o Big Data exige soluções robustas e projetadas especificamente para isso, enquanto sua subdivisão, a Small Data, segue um padrão simples e prático.

Qual é o mais ideal para o seu negócio?

Bem, ao entender as diferenças e sequências de cada um dos processos de captação, compreensão e diagnóstico, você deve estar procurando entender qual deles é mais adequado à sua empresa.

Nesse ponto, é importante você estudar os objetivos que deseja alcançar.
Por exemplo: Uma empresa de brinquedos infantis que usa o Small Data não vai conseguir colher dados que refletem a realidade e os gostos das crianças, já que, muito provavelmente, quem navega com mais frequência pela internet são seus pais.

Assim, o foco em dados qualitativos, em uma perspectiva micro, redireciona estratégias para aperfeiçoar os processos da empresa.

Se você deseja identificar características de público, entender mercados inteiros, tendências e variações e, assim, extrair insights, direcionar uma estratégia e aperfeiçoar os processos, o Small Data será um processo bastante útil e eficiente.

Já se o objetivo for satisfazer o cliente dando-lhe mais conforto em situações incômodas – um controle de qualidade, por exemplo – ou com foco em controlar orçamentos e designar melhor os recursos disponíveis, o Big Data já resolve.

O fato é que, diferentemente do que se imagina, pequenas e médias empresas também podem aproveitar os benefícios da análise de dados, entendendo melhor o comportamento do seu cliente para adotar medidas que aprimorem a eficiência dos processos, reduzindo custos e identificando oportunidades.

E aí, está convencido da importância do uso do Big Data e do Small Data no seu negócio? Adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades é fundamental para alcançar suas metas.

Por isso, clique aqui e inscreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos relevantes como este para receber dicas de gestão do seu negócio.