Logistica

Logística empresarial: definições, conceitos e dicas

9/06/2014 • por meuSucesso .com

Entenda como funciona essa parte fundamental da administração de uma empresa.

A logística é considerada atualmente um fator fundamental no que diz respeito ao sucesso (um fracasso) de uma empresa. Mas, por quê? O conceito de logística empresarial é um desdobramento das primeiras definições de logística, que remetem ao mundo militar e às guerras. O termo surgiu para designar a organização e gestão dos recursos necessários às batalhas e à sobrevivência de soldados, com relação principalmente às atividades militares de aquisição, transporte, estocagem e manutenção de materiais, equipamentos e pessoal. Como o processo aumenta a eficiência de operações, a logística perdurou no mundo empresarial, trazendo vantagens singulares.

De forma específica, essa área também chamada logística empresarial integrada, é, dentro da Administração, o setor responsável por quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos. O planejamento logístico é, portanto, feito com o objetivo de obter a maior eficiência possível no que diz respeito a tais atividades, buscando diminuir a distância entre o produto e a demanda, de forma que o consumidor tenha acesso a produtos e serviços nas condições necessárias, sem empecilhos, quando quiserem, como quiserem.

Apesar de as atividades que envolvem a logística serem praticadas há muito tempo, o conceito de logística empresarial como função integrada de uma empresa é um conceito um tanto recente. A "novidade" da integração está em planejar e coordenar os processos que configuram o caminho que percorre um produto até chegar ao cliente, com o objetivo de alcançar uma otimização geral desse caminho e, consequentemente, assegurar maior rentabilidade para a empresa como um todo. 

Passou-se a entender, então, o valor agregado que uma logística empresarial bem sucedida traz para o produto oferecido. A rapidez, atenção e eficiência da entrega fazem parte de como o cliente enxerga a marca e o conteúdo da compra, contribuindo para sua satisfação.

As dicas para desenvolver bem a logística empresarial dizem respeito, principalmente, a focar nos seus elementos básicos, investindo ao máximo para torná-los quase infalíveis (sempre haverão falhas, mas minimizá-las é tarefa do administrador que trabalha com logística). 

Alguns desses aspectos fundamentais são: 

-    gerência de estoques, que consiste em ter disponível o produto para suprir a demanda; 
-    gerência de transportes, que é fundamental para que o produto chegue com segurança, rapidez e nas melhores condições às lojas ou diretamente ao cliente; 
-    gerência de informações, que aumenta o valor agregado do produto através de acompanhamento e divulgação de toda informação necessária internamente e externamente para que o processo de produção ou coleta, compra e transporte do produto seja o mais perto possível de perfeito. Investindo nesses fatores primários, o gestor de logística assegura uma boa base para executar com mais sofisticação a "arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o serviço/produto certo, na hora certa, no lugar certo, pelo menor custo possível".

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários