Marketing

6 coisas que Startups podem aprender com profissionais de Marketing Digital

7/10/2015 • por Pedro Quintanilha

O novo colunista da plataforma, Pedro Quintanilha, compartilha algumas dicas para fazer seu negócio crescer

Ter uma startup hoje é moda, temos diversas iniciativas porém vejo poucas “acabativas". Lembro de uma conversa que tive uma vez com meu amigo Gustavo Mota, CEO da Wedologos. Nessa conversa chegamos à conclusão que criar startups é relativamente fácil a dificuldade está em escalar. 

Fato é que iniciar um projeto novo não é algo fácil, óbvio que com o Acelerador Digital esse caminho fica mais rápido. São muitas peças em movimento e a execução correta é essencial. Se você falhar em executar vai permanecer no campo das ideias. 

Agora, muitas pessoas separam a comunidade de internet marketing da comunidade de startups. Gosto muito de trabalhar a convergência desses dois meios. Vamos avaliar o que a galera de startups pode aprender com a galera do internet marketing de forma ainda mais prática. 

1 - Encontre um nicho específico de atuação - comece pequeno e cresça rápido

Você pode tentar ter sucesso na tentativa de ser tudo para todos. Normalmente, quem fala para todos acaba não falando para ninguém, falar com todo mundo é uma receita para sua oferta perder força. 

Ter um visão clara do seu nicho de atuação, pesquisar a fundo os desejos e dores deles vão te ajudar a avançar. Uma dica: uma vez que você conquistou seu nicho, é mais fácil dominar outro usando os resultados do primeiro. Seja um peixe grande em um pequeno lago, depois, mude para um lago maior.  O Facebook dominou as universidades antes de partir para o grande público. 

2 - Conheça o seu público 

Conhecer o seu público exige definição de um nicho de atuação. Espero que você já tenha entendido isso. Agora, quanto mais informações você conseguir sobre isso mais eficaz será a sua comunicação. Gosto muito de usar a ferramenta do mapa da empatia com meus alunos para definir com clareza a PERSONA. 

3 - Forme sua audiência e ouça 

Comece a formar uma audiência em torno do público que você escolheu, pode ser através de um conteúdo específico que você oferece em troca do contato, ou até mesmo através de um grupo gratuito no Facebook. Não se preocupe em se expor nesse momento, o mais importante aqui é ouvir e se conectar com as dores e desejos desse público. 

4 - Obter feedback

Para uma startup, o feedback é absolutamente crucial para descobrir o que funciona e o que não funciona. Às vezes, que o feedback é difícil de engolir, mas normalmente é algo que você precisava ouvir e considerar. 

5 - Aumente o valor percebido

Prometa menos e entregue mais. Um ponto que tenho percebido que tem aumentado muito a satisfação dos nossos clientes é diminuir o teor de nossas promessas. Isso tem nos proporcionado crescimento. Assim, equilibrar o quanto promete e superar sua entrega pode ser uma boa estratégia. 

6 -  Deixe que seus fãs e clientes satisfeitos falem de você 

Se você criar algo incrível, as pessoas vão falar sobre isso e vão compartilhar. Ser capaz de comunicar de forma eficaz sua Startup e manter as coisas simples é um desafio diário. Seja capaz de comunicar de forma eficaz a oferta da sua Startup, aprenda a contar histórias para engajar sua audiência e mantenha sua proposta de valor clara. 

Para finalizar... Deixe o seu comentário abaixo porque eu quero te ouvir. O que achou? Tem algo a complementar? 

Comentários

Quem escreve

Pedro Quintanilha

Fundador em Mentalidade Empreendedora

Empresário, consultor em Marketing Digital e fundador do PenSE Marketing Digital e do Mentalidade Empreendedora. Seu objetivo é gerar valor por meio da internet e compartilhar seu conhecimento com aqueles que querem crescer! Pedro é pós-graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM e bacharel em Administração/Marketing.

POR Pedro Quintanilha

O que aprendi com o primeiro milhão

0 0
POR Pedro Quintanilha

O poder de uma Tribo

3 0