Marketing

Eu como marca: entenda o que é personal branding

29/09/2015 • por meuSucesso .com

Atividade consiste em ir além da mera exposição, mas trabalhar a forma como você aparece

O 'eu como marca' é uma das principais tendências do marketing moderno. Os millenials — nascidos entre 1970 e  1990 —, passaram não apenas a consumir, mas também a produzir marcas. Agora, a tendência é que o marketing  pessoal assuma uma posição de muito mais relevância, tanto para profissionais que querem consolidar suas carreiras quanto para empresas que têm se vinculado fortemente às figuras de seus líderes mais proeminentes.

Trocando em miúdos, o interesse agora é consolidar uma imagem profissional própria por intermédio da publicidade e do marketing, não dependendo só do trabalho normalmente executado ou de recomendações de chefes, por exemplo.

Para isso foi criado o termo 'Personal Branding', que transforma pessoas em marcas que — como produtos  — devem ser zeladas, divulgadas, protegidas e, claro, objetivam algum retorno. A prática — pouco utilizada no Brasil até pouco tempo — está se tornando uma nova alternativa para promover profissionais que não querem depender de um produto ou empresa em específico.

A principal base do 'Personal Branding' é a internet. Se o profissional quiser ser visto no atual mercado competitivo, é mais que primordial estar presente na grande rede.  É como diz o ditado: "Se não está na internet, não existe".

Porém, ser visto não é necessariamente ser bem visto. E é aí que entra o marketing pessoal e o 'eu como marca'. Para desenvolver o seu Personal Branding, porém, é necessário seguir alguns critérios. Lembre-se: desenvolver uma boa reputação online não é algo que acontece de um dia para o outro.

Portanto, comece definindo seus objetivos profissionais e aprimore áreas específicas que envolvam seus valores, experiências e relações pessoais. Outra dica é investir em uma só especialidade. Desse modo você pode, com a ajuda do marketing pessoal, tornar-se referência naquilo que faz.

Como exemplo, podemos destacar o jogador de futebol Neymar Jr. e sua equipe de marketing pessoal. Ele é hoje uma das personalidades que mais lucram com a publicidade esportiva em todo o planeta. Para isso, Neymar conta com profissionais que o orientam e evitam que aconteçam escândalos que prejudiquem a 'marca' Neymar Jr. E, por mais que algo sempre aconteça envolvendo seu nome, a equipe está sempre preparada para contornar a situação, evitando assim que o nome do jogador perca valor.

É claro que o personal branding não deve envolver somente personalidades e profissionais da mídia. O mesmo pode ser adotado por empresários, palestrantes, CEOs e, enfim, qualquer profissional que precisa construir uma imagem positiva para ter um bom retorno profissional.

E você: como tem cuidado de sua marca pessoal?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários