Marketing

O que é marketing digital: conceitos e definições

4/08/2014 • por meuSucesso .com

A discussão sobre o uso e formas de aproveitar ao máximo o marketing digital é muito atual e, por isso, ainda gera algumas dúvidas

Marketing digital não tem exatamente um conceito específico. É uma ramificação do marketing, e, como tal, busca a divulgação do produto, serviço ou informação dos quais se propõe a falar. O diferencial é que a comunicação é feita por meios digitais, principalmente através da internet. Assim, o marketing digital envolve ações de promoção de produtos e serviços por meio de canais de comunicação e distribuição eletrônicos, de forma que as informações alcancem eficiente e rapidamente os consumidores alvo, de maneira personalizada e relevante para eles. O marketing digital, portanto, pode ser definido de maneira simples como toda ação de marketing direcionada ou vinda das mídias e canais digitais, sobretudo da internet.

A discussão sobre o uso e formas de aproveitar ao máximo o marketing digital é muito atual, pois cada vez mais empresas se formam exclusivamente pela e para a internet, e as organizações não oriundas de meios digitais também precisam se adaptar à conectividade e fluxo informacional que caracterizam o mercado e a sociedade contemporânea em geral. Interação através de redes sociais, e-mail marketing e outras estratégias são parte deste universo da comunicação digital.

Um entendimento sobre o que é marketing digital, portanto, é essencial aos negócios atualmente, em particular para empresas online. A forma como uma marca lida com seus clientes nas mídias digitais é crucial para a construção e manutenção de sua imagem, especialmente com o poder de viralização que informações ganharam através da internet. Bons e maus exemplos de marketing digital são fáceis de encontrar. 

A empresa sueca especializada em movéis domésticos de baixo custo IKEA é um dos bons exemplos. Para a inauguração de sua loja na cidade de Malmo, na Suécia, a empresa bolou uma estratégia inovadora: criou-se um perfil para o gerente do estabelecimento, Gordon Gustavsson, e durante as duas semanas que antecederam a abertura da loj esse perfil fazia uploads de fotos dos produtos oferecidos lá; o diferencial era que a primeira pessoa que fizesse a marcação do seu perfil naquela foto ganhava o produto. 

A notícia logo se espalhou e muitas pessoas adicionaram o perfil de Gustavsson. Além disso, as marcações dos perfis nas fotos faziam com que os amigos da pessoa marcado tivessem acesso à informação. Essa conectividade gerou um alcance enorme para a iniciativa. O resultado foi que mesmo as pessoas que não conseguiam adicionar Gustavsson ou ganhar algum produto curtiram a página da empresa e divulgaram a promoção, de forma orgânica.

As lições a aprender em cases como esse são muitas, mas, resumidamente, pode-se dizer que no marketing digital o planejamento adequado é tão importante quanto em outros tipos de marketing. É preciso ter objetivos claros e profissionais qualificados e especializados no desenvolvimento de ações para as mídias digitais, para que a melhor estratégia possível seja definida. A simplicidade das ações também é um fator a ser considerado, pois a participação e engajamento do consumidor não podem encontrar muitos obstáculos: na internet, quanto mais rápido e fácil for o acesso à informação (e às compras), maiores as chances de ganhar o cliente.

Quaisquer que sejam as estratégias - marketing de conteúdo, marketing viral e nas redes sociais, e-mail marketing, publicidade e pesquisas online, além de monitoramento dos resultados - é preciso ter em mente que a criatividade e inovação valem a pena no marketing digital. Aliando esses fatores ao planejamento, simplicidade e adaptação ao meio digital, as ações desenvolvidas para este meio têm tudo para alcançar êxito.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários