Direito

O que é razão social

4/08/2014 • por meuSucesso .com

Entenda o termo e saiba por que você, empreendedor, precisa conhecê-lo bem

Na hora de abrir uma empresa, a gente acaba se preocupando com o nome de fachada, também conhecido como nome fantasia, e se esquece de que também é preciso criar e registrar uma razão social. Esse "esquecimento" se dá porque a maioria dos empreendedores nem mesmo entende efetivamente o que é a razão social, pra que serve e como ela se diferencia do nome fantasia. 

Para começar, é preciso entender que a razão social é, oficialmente, como sua empresa será conhecida no âmbito administrativo e jurídico. Também conhecida como Denominação Social, Nome Comercial ou Firma Empresarial, a razão social deve ser de uso único e exclusivo, não podendo haver mais de uma companhia registrada na Junta Comercial ou Cartório sob a mesma razão social. 

De forma geral, a razão social é aquilo que define uma companhia como única. Por isso, antes de abrir firma de sua empresa, é necessário checar se já há algum nome igual ou similar em uso, pois este impedirá que o registro seja efetivado.

Diferentemente do nome fantasia, a razão social é o nome que consta nos documentos legais, contratos e escrituras da empresa, e é utilizando em termos formais. O nome fantasia é aquele pelo qual o estabelecimento é conhecido pelo público - ou seja, o nome popular da empresa e que serve de divulgação. 

A razão social não precisa, necessariamente, ter nenhuma relação com o nome fantasia, já que este é criado com outros objetivos, muito mais ligados à estratégia de marketing e vendas.  

Como exemplos de razão social, podemos dizer aqueles que utilizam os sobrenomes dos sócios ou a área de atuação da empresa, sempre seguido da abreviatura Ltda. (que quer dizer "limitada"), o que caracteriza uma sociedade empresarial organizada por cotas. 

A Coca Cola, por exemplo, tem como razão social "Coca Cola Indústrias Ltda." e a rede de hipermercados Carrefour é juridicamente conhecida como "Carrefour Comércio e Indústria Ltda". 

Comentários