Estudar à distância nunca esteve tão em pauta como hoje e isso se deve ao momento atual que o mundo está vivendo. Com a chegada da pandemia da Covid-19, uma das primeiras medidas que foram tomadas no intuito de frear a disseminação do vírus foi o fechamento das instituições de ensino. O ensino à distância, o EAD, antes mais presente no ensino superior, passou a ser, também, a forma que as escolas tiveram de manter o ano letivo em curso e também está passando pela transformação digital.
O EAD é uma forma de ensino online que usa a tecnologia como aliada para que o aprendizado se concretize de forma eficaz. No ambiente digital, alunos e professores interagem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. O EAD que vivemos atualmente é um processo de aprendizagem inovador que está transformando a educação não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Como surgiu o EAD?
O ensino à distância não nasceu hoje, é antigo! O que mudou é que, com a era digital, estudar em casa se tornou prático e eficiente por ser online e, em muitos casos, com interação ao vivo com colegas e professores. No Brasil, o EAD surgiu em 1904 com um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências. Em 1996, o EAD ganhou mais espaço com a Lei n.º 9.394, que regulamentou e tornou válida a educação à distância para todos os níveis de escolarização.
Vantagens e desvantagens do EAD
Estudar à distância têm muitos benefícios e a busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento de habilidades sempre será visto como algo enriquecedor. Já as desvantagens podem ser relativas, já que nem sempre o que é ruim pra você, vai ser para o outro. Os maiores desafios do ensino EAD estão relacionados à disciplina e organização do próprio aluno. Quem optou pelo EAD, encontrou:
- Maior flexibilidade de horários para estudar;
- Mensalidades menores em relação ao ensino presencial;
- Ganho de tempo e economia de recursos por não ter deslocamento;
- Diploma válido tanto quanto o ensino presencial;
- Interação com diversas culturas por meio do ambiente online.
Dicas para estudar em casa
Você não precisa estar matriculado em uma escola ou em uma universidade EAD para estudar em casa. Hoje em dia, buscar conhecimento precisa de uma boa dose de força de vontade por parte do aluno, além de organização, pois a internet oferece milhares de opções de cursos, de qualquer área que você possa imaginar e, há muito, muito conteúdo grátis. Então, vamos dar uma olhada em algumas dicas de como estudar em casa?
- Se organize;
- Faça uma agenda com horários e tempo de estudo diário ou semanal a cumprir;
- Disciplina é fundamental ou não vai render o seu estudo online;
- Evite distrações, elas roubam o tempo e o foco;
- Tenha um local ergonomicamente confortável para estudar. O ambiente fará diferença no rendimento;
- Assim como é preciso empenho, também é preciso espairecer a cabeça, por isso, descanse;
- Anote dúvidas e esclareça para seguir em diante e potencializar seu aprendizado, se deixar passar, vai esquecer. Uma boa dica é participar de grupos de estudos.
O ensino à distância já vinha crescendo e sendo difundido nos últimos anos, a educação sendo democratizada e chegando nos mais remotos lugares. O processo foi ainda mais acelerado com a pandemia e muitas instituições se mostraram preparadas para manter o ensino de qualidade em ambiente digital, respaldando a educação mesmo em um momento crítico. Um exemplo de adaptabilidade foi a Ânima Educação, e seu case foi contado recentemente no estudo de caso de Daniel Castanho, na plataforma do meuSucesso.
Quem também propõe o ensino EAD com excelência é a Resultados Digitais, que possui em seu mix de produtos a RD University, uma verdadeira academia digital. Toda a trajetória dessa empresa que é referência de marketing digital não só do Brasil, mas na América Latina, está sendo contada também no meuSucesso. Esta é a última semana do estudo de caso que desvendou o marketing digital. Que tal embarcar nesse estudo de caso e aprender ainda mais sobre esse ambiente digital? Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!
Aline W de Paula