Pessoas

Retrospectiva de 2016: histórias que marcaram o ano. Qual é a sua?

22/12/2016 • por Will Fernandes

A eleição de Donald Trump foi uma das histórias que marcaram o ano de 2016, entre muitas outras. O que podemos aprender com esses acontecimentos?

Todos nós conhecemos muitas histórias. Histórias de superação, de lutas, de conquista, mas também conhecemos histórias de tragédias e de dor.

Sim, são as histórias que nos envolvem, que nos emocionam, que nos causam sentimento de raiva. São as histórias de fracassos e sucessos que nos fazem mais humanos.

Para nós empreendedores, as histórias são o nosso melhor selling point, o nosso melhor marketing, o nosso melhor ativo.

Acredito que esse ano de 2016 nos mostrou 3 grandes histórias. Creio que você e sua empresa podem ter vivido alguma dessas histórias em 2016:

A História do Brexit

O Reino Unido, saiu do bloco da União Europeia para seguir uma agenda própria, foi uma transição de risco e os resultados ainda estão por vir. Talvez você tenha saído de um emprego estável, com um bom pacote de benefícios ou de uma grande empresa com um sólido plano de carreira para começar sua própria empresa. Em outras palavras, você está vivendo a sua versão do Brexit. Veja em nossa publicação "o quanto o Brexit afeta os empreendedores brasileiros?"

Se essa é a sua história, este é o momento para prudência no marketing, custos baixos, campanhas bem focadas e paciência. Todos estes ingredientes são necessários para o seu plano de marketing em 2017.

A História de Trump

A eleição presidencial dos Estados Unidos teve um resultado surpreendente: o magnata Donald Trump venceu a eleição americana sem mesmo ter ocupado nenhum cargo público antes. Quando muitos não acreditaram nele, ele venceu a eleição mais disputada do mundo. Muito do crédito pela vitória de Trump se deve ao forte marketing digital realizado por ele e por sua equipe.

Pode ser que em 2016, mesmo em meio a muita descrença a sua empresa conseguiu superar os obstáculos e foi bem sucedida.

Se este é o caso, o seu marketing deve continuar forte, constante e focado em agregar valores para novos clientes. Sendo assim, este é o momento para revisar e reinvestir no que deu certo, calibrando novas campanhas de marketing para 2017.

A História da Chapecoense

Uma extraordinária história de equipe, com alto desempenho e grandes conquistas marcada por uma tragédia. O time da Chapecoense, no melhor ano de sua existência sofreu sua maior derrota. Na história do time de Chapecó, houve grandes perdas irreparáveis mas houve também sobreviventes, o que tem sido um motivador para aqueles que desejam reerguer a Chapecoence.

É possível que você ao ler este texto encontre nesta história algumas similaridades com o desempenho de sua empresa, planos que não deram certo, clientes que foram perdidos e alvos que não foram alcançados.

Neste caso, o seu marketing agora em diante deve ser focado em um cliente por vez. Cada venda, cada contrato, cada projeto deve ser tratado como o acontecimento mais importante da história da empresa. A palavra-chave é reconstruir.

Enfim, não importa que história você viveu em 2016. O importante é saber que a sua história não acabou e o melhor capítulo ainda está por vir!

Um Feliz Natal e Muito Sucesso em 2017!

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

1 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0